Catequese 10-11

QUARESMA 2011

Com base no documento da Diocese de Aveiro aqui está a nossa proposta para a caminhada da Quaresma-Páscoa 2011.

***

“Ide e ensinai” Mt 28, 19

CATEQUESE FAMILIAR (1.º e 2.º anos)

RECURSOS – 1.º ANO (6 anos de idade)

RECURSOS – 2.º ANO (7 anos de idade)

Este é o 2.º ano de Catequese Familiar nas nossas paróquias

A Catequese Familiar é um processo de evangelização direccionado directamente à reconstrução da família cristã. Partindo da importância que boa parte dos pais católicos dá, ainda, à Primeira Comunhão dos seus filhos, este tipo de Catequese pretende partir desta circunstância para fazer da preparação, um tempo privilegiado de formação cristã intensiva para toda a família.

Este processo de evangelização, ao mesmo tempo que contribui eficazmente para a transformação do ambiente familiar, enquanto os filhos se preparam para a Primeira Eucaristia, faz com que boa percentagem de pais, passe a deixar crescer em si o zelo pelo Reino, dispondo-se a assumir tarefas pastorais na Comunidade. O segredo do extraordinário dinamismo pedagógico deste tipo de Catequese Familiar está na perfeita integração que ele cria entre Pais, Catequistas e Crianças.

Os pais reúnem-se quinzenalmente. Este encontro divide-se em duas partes:

  • A 1ª parte, foca os ensinamentos que, durante as 2 semanas seguintes, irão transmitir aos seus filhos e como os devem transmitir.
  • A 2ª parte do encontro, destina-se a orientações para poderem viver, cada vez melhor a sua vida cristã, na família e na sociedade.

À mesma hora, as crianças estarão reunidas com o catequista para rever o que aprenderam em casa e apresentarem os trabalhos feitos durante as 2 semanas anteriores. No final da reunião, pais e filhos participam na Eucaristia.

******************

Encontros de Preparação para o Crisma:

Anúncios
  1. Tina
    Outubro 16, 2010 às 05:04

    Paz e bem! Excelente, somente assim poderemos ir resgatando, pouco a pouco
    os valores esquecidos de nossas familias. Que Deus abençõe a todos.
    Vila Velha/ES

  2. joana
    Março 26, 2011 às 12:30

    bom dia nossa como voce säo iluminados por jesus. queria eu ser assim ,
    beijos e tudo de bom

  3. joana darc
    Março 27, 2011 às 23:34

    olá tudo bem +
    nossa que lindo eu amei, vou usar n minha caminhada com meus catequisandos
    que Deus continue os iluminando

  4. Ana Louro
    Novembro 21, 2011 às 11:08

    Sou catequista e tenho utilizado o vosso material com as “minhas” crianças do 1º ano. É de uma grande ajuda, muito simples, bem explicado e um óptimo apoio para completar os manuais. OBRIGADA! Aguardo por novidades, por favor, continue o belíssimo trabalho!

  5. Amelia Soares
    Janeiro 17, 2012 às 02:25

    Adorei. Ao ver e ouvir sente-se uma paz plena.obrigado por nos facultar estas belas imagens.

  6. Janeiro 25, 2012 às 01:15

    Olá Meno, na oportunidade navegando em vosso espaço, observi que vcs estão usando a log criada por nossa paróquia – catequese familiar – pois bem, ficamos felizes em saber que gostaram da mesma. É isso vamos difundir a Catequese Familiar em todo o Brasil, pois somente e através da Familia é que podemos tornar Jesus Cristo, Conhecido, Amado e Seguido! Bom uso da nossa log. Ah, podem acessar tbm: http://www.catequesefamiliarpetrolina.blogspot.com
    Abraços do Zé Catequista

  7. domingas de Sousa
    Fevereiro 5, 2013 às 17:54

    Sou Domingas de Sousa, gosto do vosso trabalho, e estou aproveitar da vossa materia para catequese das criancas em Timor Leste.

  8. Maria Fonseca
    Maio 3, 2013 às 10:56

    Sou catequista e gosto imenso do vosso trabalho. Não continuaram com o trabalho? Só chegaram ao Advento ou eu não consigo encontrar os restantes encontros?

  9. Pedro Sousa
    Novembro 6, 2014 às 17:38

    boas, parabéns ao vosso blog, poderão colocar / partilhar os temas restantes à catequese familiar do 1º e 2º ano?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s