Início > Editorial > ESCOLA PAROQUIAL

ESCOLA PAROQUIAL

Escola-Paroquial-2014Iniciámos no sábado, dia 12 de janeiro, o 7.º ano da Escola Paroquial estimulados pela proposta do nosso Patriarca, D. Manuel Clemente, como dinamização pastoral deste ano e na sequência do Ano da Fé: A Fé atua pela caridade. Recomendou-nos que estudemos a Encíclica “Deus é Amor”. Entretanto o Papa Francisco dirigiu-nos uma Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” dizendo-nos: “Sereis felizes se o puserdes em prática”. Como o poremos em prática, se não o conhecermos?

Alguns perguntarão para que serve a Escola Paroquial. É o Papa Francisco que nos explica que devemos pôr os nossos olhos em Jesus Cristo Centro da nossa vida. Escola Paroquial porque o cristão precisa de descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a Fé. A fé em Jesus Cristo precisa de O conhecer. Como conhecê-l’O sem ouvirmos falar d’Ele. O próprio Jesus o disse: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo o que vos tenho mandado” (Mt 28, 18)

O cristão precisa de tomar consciência de que Deus o ama, tem sempre a primazia e que nos chama a cooperar com Ele e que nos impulsiona com a força do Espírito Santo. O Papa Francisco diz-nos que “A causa missionária deve ser a primeira de todas as causas”. Deus pede-nos tudo, mas ao mesmo tempo dá-nos tudo. A alegria do Evangelho é para todo o povo. Cada cristão e cada comunidade tem de perceber qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos são convidados a aceitar este chamamento: sair da comodidade e ter a coragem de ir às periferias que precisam do Evangelho. Não podemos ficar nas igrejas, nos templos, tranquilos, há espera passivamente.

Temos de passar de uma pastoral conservadora para uma pastoral decididamente missionária. Ousemos tomar a iniciativa. É preciso anunciar, dizer aos outros que Deus nos ama. É logo na família, dizer aos filhos que Deus é nosso amigo e mostrar-lhes com gestos que Deus nos ama. Este primeiro anúncio convida-nos a deixarmo-nos amar por Deus e amá-lo com todo o Amor que Ele mesmo nos comunica, provoca na vida da pessoa e nas suas ações uma primeira e fundamental reação: desejar, procurar e levar a peito o bem dos outros. A prioridade é mesmo esta: “Saída de si próprio para o irmão”. E este é o sinal mais claro para se perceber o caminho do crescimento espiritual em resposta à doação absolutamente gratuita de Deus. “Só Deus faz crescer”.

É preciso renovar, sacudir, impelir a Igreja a sair para fora de si mesma. É o Papa que nos diz que para crescermos na Fé temos de ter uma pastoral mais comunicativa e aberta, que dê uma resposta positiva a todos aqueles a quem Jesus oferece amizade. Requer docilidade e criatividade missionária do pastor e da comunidade. A paróquia é comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuar a caminhar. A Igreja sabe envolver-se. Jesus lavou os pés aos discípulos. Jesus envolve-se e envolve os seus discípulos, pondo-se de joelhos diante dos outros para os lavar, dizendo que serão felizes se fizerem como Ele. O Senhor quer uma paróquia fecunda, que dê frutos. Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio. O semeador, quando vê surgir o joio no meio do trigo não fica a lamentar-se ou perturbado.

A Escola paroquial é para animar os cristãos a ser testemunhas da caridade. O que melhor nos identifica como discípulos: “É este meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei”, deixando-se transformar em Cristo, vivendo progressivamente “de acordo com o Espírito Santo”(Rom 8,5).

Portanto a educação e a catequese, a Escola Paroquial estão ao serviço deste crescimento, “ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt 28,20).

Perguntas: 1.Que importância tem para ti a Escola Paroquial? 2. Achas que tem alguma relação com a caridade? 3. Que sentido tem o Papa dizer: “Sair de si próprio para o irmão”?

P. Batalha

 

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s