Início > Editorial > IGREJA… novo estilo!

IGREJA… novo estilo!

RTX11XX9O NATAL E O PAPA FRANCISCO

Com o papa Francisco, o Natal chegou mais cedo. Até porque natal acontece todos os dias, pois todos os dias nascem crianças. A encarnação é acontecimento permanente.

Com a chegada do Papa Francisco está a surgir um novo estilo de ser Igreja. Desde logo que ele se apresentou à multidão da Praça de São Pedro com a sua simplicidade e o seu sorriso, com a sua autenticidade a seguir, recusando o carro oficial, os sapatos e o seu gesto de ir pagar a sua estadia no hotel e o facto de ele não se querer isolar nos aposentos oficiais dos papas e depois explicar que não gosta de viver sozinho. Por isso optou por ir viver para a residência de Santa Marta, para se sentir em comunidade.

A multiplicação de pequenos gestos com grande significado acompanhados com mensagens de humildade, verdade e autenticidade, manifestando uma Igreja que ele quer mais pobre e ao serviço dos pobres, uma Igreja de proximidade e menos burocrática e formal, para curar feridas e aquecer corações, uma Igreja Mãe e pastora, da misericórdia e do bom samaritano, uma Igreja que saia de si mesma e vá ao encontro de quem não a frequenta, uma Igreja de portas abertas a todos e não para pessoas selecionadas. Os seus gestos de ternura para com as crianças e os doentes… Porque o que faz a Igreja não é a sua estrutura e organização. O que faz com que a Igreja exista é a sua ligação vital a Jesus Cristo morto e ressuscitado. A Igreja não existe por si mesma nem para si mesma. Ela é a missão do Ressuscitado na história para que todos e tudo tenham vida.

Logo no início do seu pontificado ele propôs três dinamismos: caminhar à Luz do Senhor, edificando a Igreja e confessando, testemunhado a Fé pelas obras da caridade.

O Papa Francisco abre caminhos de renovação da Igreja, pondo ele os pés ao caminho como bom pastor para que as ovelhas o sigam. Aliás o nosso Patriarca ao entrar na nossa Diocese propôs-nos: “Este nosso mundo de hoje precisa urgentemente de comunidades de acolhimento e missão”; e fala-nos da “urgência de uma Igreja mais dinâmica e participativa, discipular e missionária, próxima e acolhedora, ao estilo de Jesus, Bom Pastor”, citando a Nota Pastoral “Promover a renovação pastoral da Igreja em Portugal”.

O Papa Francisco lançou-nos grandes desafios que fazem nascer uma nova atitude e um novo estilo de ser Igreja e ser cristão, com o lançamento do Questionário preparatório do Sínodo sobre a Família, a encíclica “Luz da Fé” e a Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”. Sobretudo este texto mostra bem o pensamento do Papa e o estilo que tanta surpresa tem causado à Igreja e tanto entusiasmo tem despertado.

O Papa quer recuperar a frescura original do Evangelho, libertando-nos dos nossos esquemas monótonos. Quer uma nova evangelização caracterizada pela alegria da Fé; uma renovação a partir do Evangelho. Quer uma Igreja aberta, acolhedora, misericordiosa. Quer diálogo e encontro com todos. Quer que a Igreja seja uma voz profética.

É assim que é Natal com o Papa Francisco. Feliz e Santo Natal. Boas Festas !

Pe. Batalha

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s