Início > Editorial > O PAPA DESCE AO RIO – Jornadas Mundias da Juventude

O PAPA DESCE AO RIO – Jornadas Mundias da Juventude

Amanhã o Papa Francisco sai do Vaticano e desce ao Rio de Janeiro para ir ao Encontro da Juventude do mundo e que começa com uma Peregrinação pessoal, na 4ª feira, ao Santuário mariano da Senhora Aparecida, para confiar à Virgem os jovens, toda a Igreja e o seu próprio Pontificado. Depois irá visitar o Hospital de São Francisco, animado por Franciscanos no tratamento de jovens toxicodependentes e alcoólicos. Na 5ª feira visitará uma “favela” do Rio, a Comunidade de Varginha, onde contactará com a população. Neste dia à noite vai encontrar-se com a juventude mundial. Será a festa do acolhimento dos jovens, na ampla avenida de Copacabana. No mesmo jeep aberto que usa na praça de São Pedro para saudar a multidão, o Papa percorrerá os 4 Km da marginal, até ao altar situado no extremo norte. O mesmo percurso será utilizado na sexta-feira à noite para a Via Sacra. Na sexta-feira de manhã, no parque da cidade – Quinta da Boa Vista – haverá um tempo reservado ao Sacramento da Reconciliação; e o Papa também confessará alguns jovens. Ao fim da manhã, a pedido do Papa Francisco, terá um encontro pessoal reservado, no Paço Episcopal, com cinco jovens presos (ali acompanhados por agentes prisionais). No sábado de manhã terá um Encontro no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a classe dirigente do país: as autoridades políticas, civis, militares, o Corpo Diplomático, empresários, sindicalistas, gente do mundo da cultura, representantes das diferentes religiões e das diversas confissões cristãs. No sábado à noite, (23.30 h em Portugal) será a Vigília e a Celebração: como sempre são os momentos culminantes da JMJ. Será na esplanada “Campus Fidei”, em Guaratiba, a 50 km do Rio. Aí será a Missa de Domingo (às 14 h em Portugal). É o mesmo local onde os jovens passarão a noite. Esperam cerca de 2 milhões de participantes.

Para os jovens participantes será uma profunda experiência de Igreja. A participação portuguesa é constituída por cerca de 600 jovens e 9 Bispos, entre os quais os dois Bispos auxiliares de Lisboa: D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes.

Para os jovens que não vão ao Brasil, podem saborear a alegria da comunhão com as Jornadas da Juventude, participando, nos próximos dias 27 e 28, nas alternativas seguintes: “Rio in Douro”, no Porto; o “Mergulho in Rio”, em Viseu; “Do Cristo Rei ao Cristo Redentor”, em Setúbal; e o “Made in Rio”, na Madeira.

O tema geral das Jornadas é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Cada dia terá uma proposta diferente relacionada com aquele tema e o encontro de cada dia terá “Testemunhos . Catequese . partilha com perguntas e respostas e uma homilia na Eucaristia” que encerra o encontro do dia. As Jornadas para estes jovens serão uma Peregrinação para os levar a viver um encontro pessoal com Cristo.

Esta experiência é um forte convite a um chamamento a que os jovens sejam os primeiros missionários no meio dos jovens da sua idade. É que só quem se aproxima de Jesus Cristo e experimenta o Seu Amor, quer partilhar a beleza do encontro com Cristo e a alegria que nasce dessa amizade. Também nós estejamos em comunhão com estas Jornadas Mundiais da Juventude, pelo menos pela Oração. Deus os abençoe e eles acolham de todo o coração essa Bênção.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s