Início > Editorial > “Para mim viver é Cristo”

“Para mim viver é Cristo”

Aesta_e_a_nossa_feo ler, no verão passado, a “Porta da Fé”, Carta Apostólica de Bento XVI, o Espírito suscitou no meu espírito uma proposta pessoal e pastoral: confessar a Fé com renovada convicção, com confiança e esperança. Para isto acontecer disse-me o Espírito: faz uma Visitação ao Concílio Vaticano II e uma Peregrinação da Fé Dominical na Catequese paroquial.

Têm sido estes os dois dinamismos das nossas Paróquias:

  • A Visitação do Concílio, que tem nesta “Festa do Concílio”, o seu ponto alto, e que tem produzido a alegria e o conhecimento sobre a nossa Mãe Igreja que devemos amar e defender com humildade e verdade;
  • O CatecismoPara mim viver é Cristo” que hoje vos ofertamos e que tem sido a Peregrinação da Fé Dominical. Esta é a nossa Fé em Jesus Cristo, a Fé da Igreja, na qual nasci, cresci e fui enviado a anunciar-vos.

Com isto, quero significar que esta Fé da Igreja que professamos, apoiada no alicerce seguro que é Cristo Senhor, vo-la entrego, para que também Ele seja para vós Caminho, Verdade e Vida.

Jesus Cristo é, de facto, o Bom Pastor que nos amou primeiro e nos chamou à Vida. Abri, pois, nos vossos corações, a Porta da Fé.

Ao entregar-vos a todos este livro “Para mim viver é Cristo” que faz a Catequese deste Ano da Fé, quero simbolizar-vos a “Entrega = Traditio” da minha experiência de Fé recebida – Fé que eu vi, senti e ouvi na minha família e naqueles que Deus foi pondo no meu caminho ao longo dos meus 75 anos que agora completo. Esta Fé que eu herdei e que vos transmito atravessa a História, como nos narra a Carta aos Hebreus (Heb 11, 1-40) e a Carta Apostólica “Porta da Fé” n.º 13.

“Pela Fé Abraão, ao ser chamado, obedeceu e partiu para um lugar que havia de receber como herança e partiu sem saber para onde ia”(Gn 12,1).

Pela Fé Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (Lc. 1,38). Pela Fé os Apóstolos deixaram tudo para seguir o Mestre (Mc 10,28). Pela Fé vivemos também nós, reconhecendo o Senhor Jesus vivo e presente na nossa vida e na história. Porém, adverte-nos o apóstolo Tiago: “De que aproveita, irmãos, que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de Fé”. Esta é a nossa Fé. Esta é a Fé da Igreja que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo nosso Senhor!”

P. Joaquim Batalha

 

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

