Início > Editorial > VISITAÇÃO DO CONCÍLIO

VISITAÇÃO DO CONCÍLIO

“Abri nos corações a Porta da Fé!”

Reunimos, no passado Domingo, os Conselhos Pastorais para arrancar com a 2ª Etapa do nosso Programa Pastoral que vai ser a “Visitação do Concílio”. Depois desta 1ª etapa de divulgação dos Documentos do Concílio, a 2ª etapa será ir visitar o Concílio; poderíamos dizer que depois de bater à porta, vamos entrar e aprender com eles, o que eles nos ensinam, porque o Concílio “nasceu do coração de Deus por uma intuição do Bom Papa João XXIII”, como diz Bento XVI.

No Domingo de Reis, dia 6 de Janeiro, vai ser a Bênção do Andor do Concílio com as Imagens e os Documentos do Concílio e o novo Catecismo da Igreja Católica que foi elaborado a partir do Concílio Vaticano II.

As imagens são:  o Ícone da Trindade e Maria, Mãe da Igreja.

   Senhora

Neste Ano da Fé, o nosso Pastor, o Papa Bento XVI desafia-nos para a necessidade de redescobrir o caminho da Fé que iniciámos com o Batismo que nos une a Jesus para vivermos como Ele viveu. Como nos diz o nosso Bispo, o Cardeal Patriarca: “É um caminho comparável à experiência da peregrinação. Durante este ano somos convidados a percorrer este caminho, em Igreja, onde nos apoiamos uns aos outros, aprendemos uns com os outros e nos fortalecemos mutuamente, sabendo que é o Senhor quem nos guia”.

O Concílio trouxe elementos fundamentais para a renovação da Igreja: um novo modo de agir, mais voltado para o mundo e para as suas necessidades; o diálogo com a sociedade, a cultura e com as outras Igrejas e crenças; a consciência de que não é fugindo do mundo que se resolvem os problemas que têm origem nele; a valorização e a centralidade da Sagrada Escritura e da Liturgia na vida de Fé; e a conceção de que a Igreja são todos os batizados, clero e leigos, pois são osmembros do mesmo Corpo de Cristo, todos formamos o Povo de Deus e somos Templo do Espírito Santo.

Vamos organizar Grupos e com os Grupos que já existem vamos com o auxílio de umas fichas estudar e rezar alguns assuntos da nossa Fé, à luz dos principais Documentos do Concílio:

1.Sobre a Sagrada Liturgia: “A Liturgia contribui grandemente para que os fiéis exprimam na vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a autêntica natureza da verdadeira Igreja, que é simultaneamente humana e divina, visível e dotada de elementos invisíveis, empenhada na ação e dada à contemplação”(SC nº2).

2. Sobre a Igreja, Luz dos Povos : “Surge um novo modo de ser e de compreender a Igreja. De um modelo de Igreja como sociedade perfeita passa-se agora a uma pluralidade de imagens complementares entre si e orientadas pela perspetiva do mistério e da Trindade.”.

3. Sobre a Sagrada Escritura:  “O maior objetivo do Concílio era difundir a Palavra de Deus, em cumprimento do desejo de Jesus Cristo, que anunciou: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia a toda a Humanidade” (DV nº 1).

4. Sobre a Igreja no mundo: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração. Porque a sua comunidade é formada por homens, que, reunidos em Cristo, são guiados pelo Espírito Santo na sua peregrinação em demanda do reino do Pai, e receberam a mensagem da salvação para a comunicar a todos. Por este motivo, a Igreja sente-se real e intimamente ligada ao género humano e à sua história. (GS nº 1 e 2)

P. Batalha

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s