Início > Liturgia > Vigiai e orai em todo o tempo

Vigiai e orai em todo o tempo

https://i2.wp.com/www.diocese-braga.pt/acaminho/subsidios/10_c/i_advento_c.jpgPodemos “partir” em duas partes o Evangelho que vamos escutar hoje: na primeira, Jesus anuncia a vinda do Filho do Homem, que é Ele próprio. Os sinais cósmicos que acompanharão esta vinda em glória e poder remetem-nos, em certa medida, para os sinais que anunciaram o nascimento de Jesus na pobreza de uma manjedoura. No entanto, é diferente a reacção dos destinatários: se em Belém os pastores ficaram maravilhados, esta segunda vinda gerará a angústia, o pavor, a expectativa mortal.

Mas Jesus recomenda aos seus discípulos que não temam este dia, porque ele é sinal de que a redenção está próxima. Só que, como nos explica a segunda parte do Evangelho, não basta não temer: é necessário ter cuidado, não ocupar o coração com o peso do que é inútil ou até prejudicial, para que esse dia não nos apanhe desprevenidos. Numa palavra, é necessário vigiar. E fazê-lo orando.

Na segunda leitura, S. Paulo explica aos cristãos de Tessalónica, de origem grega, o momento da vinda do Senhor com todos os seus santos.

Finalmente, o profeta Jeremias anuncia-nos já a seguir o início da dinastia de David como um tempo de esperança e salvação para Jerusalém.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s