Início > Não classificado > APAIXONADO PELO HOMEM !

APAIXONADO PELO HOMEM !

Encerrámos mais um ano da Escola Paroquial. Esta Escola que tenta formar cristãos que sejam testemunhas vivas de Jesus, abraçando o Seu estilo de vida na sociedade. Perante tal sociedade que vive tão grande crise, nas 10 sessões que congregaram 73 participantes, o tema geral tratado foi “A crise desafia a Esperança”. Analisando as causas da crise económico-financeira e da crise social temos de concluir que estão na mentalidade de que Deus não é preciso para nada. Por isso, esta sociedade precisa de uma nova evangelização, de uma nova conversão a Jesus Cristo que se apaixonou pelo homem.

O nosso Deus revelou-se um Deus apaixonado pelo homem. Começou logo na primeira crise, quando ele quis ser como Deus. Perturbaram-se as relações do homem com Deus e fica nu (Gn 3,8-13). Deus vem à procura dele e chama-o: homem onde estás? Perde a própria identidade, ficando exposto ao seu egoísmo, que o destrói e devolve à terra (Gn 3,19). Esta nudez da derrota isola-o numa situação de mania independentista e conquistadora: ser como Deus. Por isso é expulso do “jardim de Deus”, isto é do diálogo, da felicidade humana.

Deus não vira as costas ao homem, mas continua à procura dele e vai bater à porta de Abraão e faz com o homem uma Aliança. Mais tarde, quando o seu povo padece e clama na escravidão do Egito, Deus vai à procura de Moisés e diz-lhe: “Eu bem vi a aflição do meu povo e ouvi os seus clamores por causa dos seus opressores. Sim: eu conheço os seus sofrimentos… Vai; Eu te envio ao faraó e faz sair do Egito o meu povo!… Mas quem sou eu para ir ter com faraó?! – Eu estarei contigo!”.

O homem, sendo rebelde, é um “ser em crise”. Por isso, o nosso Deus é um Ser dialogante que apresenta sempre uma solução e que dá a vida para cativar o homem. Ele é o bom pastor que procura a ovelha perdida e ao encontrá-la a põe aos ombros; Ele é aquele pai, que ao avistar ao longe o filho perdido, enchendo-se de compaixão correu para ele e abraçando-o cobriu-o de beijos e fez-lhe uma festa. É este Filho do Homem, o Filho de Deus que apaixonado pela Nova Aliança não desiste da sua vontade de fazer feliz cada pessoa, cada um de nós. Durante três anos pregou, ensinou, praticou aquilo que nos pode dar sentido à vida – revestindo-nos de sentimentos de misericórdia, de bondade, mansidão e paciência; nada fazer por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade, considerando os outros superiores a vós próprios, não tendo cada um em mira os próprios interesses, mas os do bem comum. Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não se valeu da sua igualdade com Deus, tomando a condição de servo. Tornou-se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e Lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que, ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos; e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

É esta paixão de Deus por nós que leva Jesus a abraçar a Cruz

Por ti Eu desci à terra e fui sepultado debaixo da terra; por ti homem, Me fiz homem sem forças, abandonado entre os mortos; por ti, que saíste do jardim do paraíso, fui entregue aos judeus no jardim e no jardim fui crucificado… Levanta-te, vamos daqui…está preparado o Banquete, desde toda a eternidade o Reino dos Céus”.

Anúncios
  1. Miguel Paulo
    Abril 4, 2012 às 06:58

    Participar na Escola Paroquial, deixou-me mais apaixonado por Cristo. Foi mais um grande passo nesta caminhada ao encontro da verdade. Uma lição de vida.
    Obrigado P. Batalha.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s