Início > Editorial > ESCUTA, POVO DE DEUS

ESCUTA, POVO DE DEUS

Nestes dias da Quaresma ouvimos incessantemente:

“Escutai, casa de Israel!…Assim fala o Senhor Deus… Escuta: o Senhor nosso Deus é o único Senhor…. Escutai a Palavra do Senhor; dai ouvidos à Lei do nosso Deus: Lavai-vos, purificai-vos, afastai dos meus olhos a malícia das vossas ações, deixai de praticar o mal e aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva… Assim fala o Senhor: escutai a minha voz e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo. Assim fala o Senhor: Ai do homem que confia no homem e põe na carne a sua esperança, afastando o seu coração do Senhor… Fez-se ouvir uma voz: Este é o meu Filho muito amado: escutai-O!.. Os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus para O ouvirem… Segui sempre o caminho que vou indicar-vos e sereis felizes. Se hoje ouvirdes a voz do Senhor não fecheis os vossos corações…”

Que fiz eu destes apelos? Algo mudou em mim?

A Palavra de Deus tem um lugar privilegiado no meu coração. Ainda estamos lembrados da Visitação da Palavra Peregrina, em 2009. Nesse mesmo ano lemos o documento do Concílio Vaticano II “A Divina Revelação” publicado em Suplemento do FAROL “Acolher a Palavra de Deus”. Já antes tínhamos celebrado “Um ano a caminhar com S. Paulo”, Apóstolo da Palavra (2008-2009).

A partir do Sínodo o Papa Bento XVI deu-nos em 2010 a Exortação Apostólica “Palavra do Senhor”, de que o frei Herculano nos vem falar, nesta segunda-feira, às 21.00 h em Ribamar.

Com esta Exortação o Papa deseja “indicar algumas linhas fundamentais para uma redescoberta, na vida da Igreja, da Palavra divina, fonte de constante renovação, com esperança de que a mesma se torne cada vez mais o coração de toda a atividade da Igreja”. Exorta todos os fiéis a redescobrirem o encontro pessoal e comunitário com Cristo, Verbo da Vida.

Não existe prioridade maior do que esta: reabrir ao homem atual o acesso a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos vida em abundância (Jo 10,10); e para que a nossa alegria seja completa (1Jo.1,1).

Que lugar a Palavra de Deus tem na tua vida ?

A Igreja nossa Mãe convoca-nos todas as semanas para celebrarmos a Ceia do Senhor, sentando-nos à Mesa da Palavra, oferecendo-nos quatro pedaços de Pão da Palavra: 1.leitura, 2.Salmo, 3.leitura e 4.Evangelho. O Concílio Vaticano II ensinou-nos que, na celebração da Liturgia, a Sagrada Escritura tem grande importância. Ela torna-se a mesa por excelência onde brilha e se saboreia a Palavra que ali se comunica exigindo a verdade da nossa resposta e comunhão. Não há celebração cristã sem proclamação da Palavra de Deus que suscita a Fé e motiva a prece e os gestos dos sacramentos.

Por isso a Igreja é a Casa do Pão da Palavra. Por conseguinte para saciar a nossa fome devemos ir à Igreja. O crente acolhe-a e a Palavra faz-se oração ao Pai por Jesus com Maria na Igreja e pela vida do mundo. O mundo ouviu a Palavra e ela tornou-se semente. A Igreja serviu-a e a Palavra alimentou o povo.

P. Batalha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s