Início > Editorial > ONDE ESTÁS?

ONDE ESTÁS?

Estamos a atravessar o deserto sendo peregrinos da Cidade Santa. Até agora, Jesus, no caminho, levou-me ao monte Tabor, ao Santuário de Fátima – o monte da transfiguração. Foi tão bom estar com Ele. Éramos 52 padres. Através do novo Bispo de Bragança, conversou e revelou-nos coisas maravilhosas para o caminho da Cidade Santa.

Mas voltando para junto de vós, a caminhar com o Bordão da Palavra, advirto-vos: Para! Escuta! e Olha! É que Deus, verificando que o homem Lhe voltou as costas, vem à nossa procura e grita neste deserto: ONDE ESTÁS?

Respondeu o homem: – Ouvi o ruído dos teus passos. Tive medo porque estava nu e escondi-me.

Deus respondeu-lhe: – Quiseste conhecer o bem e o mal, então terás que cultivar a terra e comeres o pão com o suor do teu rosto.

O homem voltou de novo as costas a Deus e fabricou ídolos que têm olhos e não veem, têm boca e não falam, têm ouvidos e não ouvem… Deus foi à procura de Abraão que acreditou numa nova descendência. Entretanto, o homem aos altos e baixos sempre se foi perdendo pelo caminho apesar dos profetas, seus mensageiros, o ir advertindo. Foi Moisés e Elias, entre outros. Também eles foram em nome de Deus em busca do homem: “Homem por onde andas perdido e enredado?” Há quem esteja enredado por caminhos vazios da vida, pela ganância do dinheiro e do poder dominar, da vaidade e da arrogância, por caminhos da exploração, da injustiça, da mentira e da fraude.

S. Paulo adverte-nos das obras más que são estas: “desregramentos sensuais, imoralidades, devassidão,  idolatria, superstição, inimizades, intrigas, ciúme, fúrias, rivalidades, discórdias, partidarismos,  invejas, bebedeiras, abusos na comida e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já preveni: os que praticarem tais coisas não herdarão o Reino de Deus… Se somos cristãos, se vivemos no Espírito devemos deixar-nos guiar pelo Espírito.  Não sejamos orgulhosos, a provocar-nos uns aos outros, nem invejosos uns dos outros… E cada um tenha cuidado para se não deixar tentar” (Gl 5,19-21, 25).

E TU! ONDE ESTÁS?!

Deus sempre procura o homem desorientado e enviou o Seu Filho como Bom Pastor à procura da ovelha perdida ou do filho que saiu de casa e se perdeu na má vida. Este Pastor grita pelas encruzilhadas dos caminhos: ONDE ESTÁS ?!  E quando não nos escondemos mas respondemos, Ele com o seu olhar de alegria, de ternura e de misericórdia nos abraça e faz festa. Este tempo da Quaresma é o tempo favorável.

E onde estás na TUA DOAÇÃO aos que necessitam de ti? Também TU te escondes?!?…

É este Bom Pastor que também a voz do Pai clama e recomenda a todos: “Este é o meu Filho muito querido: Escutai-O!

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s