Início > Notícias > A Igreja em Portugal – Que caminhos?

A Igreja em Portugal – Que caminhos?

Na passada sextas-feira tivemos a 8.ª sessão sobre a “A Igreja em Portugal – Que caminhos?”, com o padre Deoniano, Manuel Barbosa, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Começou por apresentar a Parábola das 4 portas, para situar a missão da Igreja no mundo. A Igreja é um templo de 4 portas. Duas de entrada: Mistério e Instituição e duas de saída: Missão e Reino. No templo há dois eixos a que as portas conduzem, as de entrada criam comunhão e identidade e as da saída levam à dispersão da Igreja e sua missão no mundo. É uma Igreja congregada no Espírito Santo, Congregada por meio do Evangelho, Congregada por meio da Eucaristia e Igreja unida ao seu Pastor. Depois falou-nos de Caminhos para uma nova maneira de ser Igreja, repensando juntos a pastoral da Igreja em Portugal,

Olhando as sombras que nos desafiam no mundo e na Igreja actual, mas com luzes de Esperança também no mundo e na Igreja atual.

Assim temos novas exigências de formação cristã mais atualizada, de qualidade que leve as pessoas a Jesus Cristo, centrada na Eucaristia e no Domingo, baseada na Bíblia e apoiada no Magistério, na missão e para a missão, envolvendo as famílias, com especial atenção aos pobres e aos problemas da sociedade com a Doutrina Social da Igreja…

Um empenho criativo, ardente e frutuoso na nova Evangelização, assumindo-nos como Igreja missionária e evangelizadora, tornando visível o testemunho cristão, assumindo com ousadia a dimensão profética, fazendo da caridade a prioridade de todos os programas pastorais.

Reorganização das comunidades cristãs, sendo comunidades fraternas e responsáveis pelos mais pobres, repensando as paróquias, zonas e unidades pastorais; valorizar o papel dos leigos na Igreja e na missão; valorizar a família como Igreja doméstica; formar equipas de animação pastoral; apostar prioritariamente na juventude…Terminou com um decálogo aberto ao sonho e à esperança:

  1. Igreja contemplativa;
  2. Aberta ao Espírito;
  3. Comunhão;
  4. Simples e humilde;
  5. Igreja de Leigos;
  6. Missionária;
  7. Profética;
  8. Pobre e inculturada;
  9. Samaritana e peregrina;
  10. Igreja das Bem-aventuranças.

Na próxima sexta-feira será o Dr Acácio Catarino, em Ribamar, sobre“A Crise atual – que desenvolvimento como resposta”.

 

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s