Início > Notícias > A ESCOLA PAROQUIAL – PROFETAS

A ESCOLA PAROQUIAL – PROFETAS

Na 4ª sessão continuámos com os Profetas, mas desta vez “Os profetas – voz da Esperança no Exílio”

Os Israelitas do Reino do Sul (Judá) exilados na Babilónia (587-538) foram ajudados por alguns profetas  a reacender o ânimo  da esperança. Um deles foi Isaías. Foram apresentados 5 apelos:

1º apelo – Na situação crítica de exílio em que vivemos hoje, sejamos para os nossos irmãos Vozes de Esperança e de Consolação e não semeadores de desespero e de condenação (vd Is.40-55):

Consolai o meu Povo… Desperta!,…

Acorda!… Levanta-te Jerusalém!…  

Partí!  Saí da Babilónia…

2º Apelo – Não tenhamos medo ! Nesta fase crítica que vivemos. Temos de evitar que o pânico tome conta de nós e nos paralise:  Não temas!…Pois Eu estou contigo!…Eu venho em teu auxílio…Pois tu és meu Servo…Meu Eleito!…Eu te amo!…Sou teu Redentor…o teu Salvador…o teu Rei!...

3º Apelo – Aproveitemos esta fase crítica para nos libertarmos de todos os ídolos que têm vindo tiranizar a nossa mente, o n/ coração, a n/ vida, a nossa história…E acolhamos Deus como Único Absoluto. Porque: Todos os outros “deuses” não passam de ídolos vãos e caducos (Is. 44…) Incapazes de salvar (Is.46)

4º Apelo – Estejamos atentos aos sinais do Eterno (que são discretos): Levanta os olhos em volta e vê (Is. 49)…Levantai os olhos ao Céu, volvei o vosso olhar à terra (Is. 51)…Eis que vou realizar uma obra nova, a qual já começa. Não a vedes? Vou abrir um caminho no deserto… (Is. 43)… O Servo – o grande sinal (Is. 42)… Sem aspeto atraente, desprezado e evitado pelos homens, como homem das dores… e a obra do Senhor prosperará nas suas mãos (Is.53)…

5º Apelo – disponibilizemo-nos para sairmos dos nossos exílios nas nossas Babilónias de escravidão e acolhamos o desafio e a proposta de Deus de sermos por Ele transfigurados em Nova Sião. O programa desta nova ordem social da Nova Jerusalém-Sião fundada sobre a justiça está resumido em Is. 61: curar, libertar, perdoar, consolar…

Na próxima semana vamos ter, em Ribamar, o nosso novo Bispo D. Nuno Brás para nos falar de “CONCÍLIOS, A IGREJA NAS SUAS CRISES

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s