Início > Editorial > CARTA À GERAÇÃOJMJ

CARTA À GERAÇÃOJMJ

Saúdo com alegria os jovens da “geração JMJ” que se preparam para ir a Madrid.

Queridos jovens fazeis-me lembrar as experiências dos nossos antepassados: Abraão e os Magos. Uma voz chamou Abraão dizendo-lhe: “Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que eu te indicar!….” e Abraão partiu, foi escutando e obedecendo; outros foram os Magos vindos do Oriente conduzidos por uma estrela que se manifestou em Jesus, nascido em Belém. É Ele que vos chama, agora, a Madrid. Parti confiantes, porque Ele não vos deixará desiludidos. Escutai as suas palavras, reparai e atendei aos seus sinais.

Esta iniciativa que João Paulo II pôs em marcha dá vida nova a quem a vive. Vais descobrir Jesus Cristo; vais descobrir a Igreja. Confia em Jesus que não te tira nada, mas que dá tudo. Ele ama-te. Vais senti-lo como o verdadeiro Amigo, com quem se partilha o caminho da vida. Com Ele a teu lado serás capaz de enfrentar com coragem e esperança, as dificuldades, os problemas, também as desilusões e as derrotas. São-te apresentados convites, apelos mais fáceis, mas vais aperceber-te que são enganadores, que não te dão nem serenidade, nem paz.

Só a Palavra de Deus nos indica um caminho seguro e a valer. Só a Fé ilumina o nosso caminho. Não te escondas por causa das vozes que te gozam e que te dizem que Deus não é preciso. O esquecimento de Deus na consciência das pessoas faz perder as referências do bem e do mal, faz perder a responsabilidade de construir um mundo mais humano, justo e saudável. A actual crise económica e financeira é consequência de uma crise de valores espirituais e morais. Apoia-te na família, no grupo “Trilhos de Luz”, na Fé da Igreja.

O mundo sem Deus torna-se um “inferno”: prevalecem os egoísmos, as divisões nas famílias, o ódio entre as pessoas, a falta de amor, de alegria e de esperança. Vós sois chamados a construir a civilização do amor, da justiça e da paz.

Cristo quer tornar-vos firmes na Fé, através da Igreja; porque acreditar em Jesus Cristo e segui-Lo não é fácil, quer pelas dificuldades pessoais, quer pelas encontradas no caminho. Não vos deixeis desencorajar, procurai sim apoio na comunidade.

Reparai que Jesus ressuscitado já veio ao vosso encontro e também vos diz: Não tenhais medo. Partam para Madrid. Lá Me vereis. Aliás, foi o que Ele disse às mulheres após a Sua ressurreição: “Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão”.

Queridos amigos preparai-vos para o Encontro de Madrid. Vamos fazer a Celebração penitencial no dia 7 de Agosto, mas intensificai a oração, a escuta da Palavra de Deus. Utilizai o “Marcador” semanal e apoiai-vos uns aos outros. A JMJ de Madrid vai ser um marco histórico muito importante na vossa vida. Coragem !

As Jornadas Mundiais da Juventude são uma graça não só para vós, mas também para todo o povo de Deus.

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s