Início > Editorial > UMA SEMANA PASCAL

UMA SEMANA PASCAL

Partilho convosco o que foi esta minha 5.ª semana da Páscoa; dias em que me ausentei da atividade pastoral para cuidar da minha perna, tratando-a com argila. Agradeço muito a quem me acolheu e tratou de mim com sabedoria e com dedicação. Vi neles o Amor de Deus. Por isso, dou graças a Deus: Senhor, eu Te agradeço por me teres enviado a celebrar esta Páscoa. Pelas pessoas e por este tempo que me deste para professar a minha Fé em Ti, reconhecendo que Tu és verdadeiramente o que tantas vezes Te dizemos: Creio em Deus Pai Todo-poderoso Criador e Senhor do Céu e a Terra. Como é bela a tua paternidade.

Nestes dias tive a graça de contemplar as maravilhas do sol, da chuva, do vento, dos campos, nesta extraordinária e vasta paisagem que tenho pela frente, avistando-se até à serra de Montejunto e às torres do convento de Mafra, com um matiz de campos semeados, outros de searas verdejantes, pomares e vinhas, zonas de pinheiros e de eucaliptos… que encanto. No meio de tudo isto habitam os homens, teus filhos meus irmãos, em diversas povoações que avisto daqui. Mas convidaste-me também a contemplar mais de perto a tua beleza nos animais e pássaros que me deste como vizinhos: duas galinhas poedeiras e um cão, o Bobi, com quem elas dormem, dando-se muito bem. Como tu me ensinas os teus mandamentos até pelo exemplo dos animais. Eles respeitam-se, até convivem com alegria. O cão é de uma obediência enternecedora. Vem à porta mete a cabeça, mas não entra. À palavra que se diz, ele obedece. Como temos de aprender até com os animais. E os passarinhos? Que beleza! Vêm saltitar à minha frente, chilreando e um casal de “ruivos” afadigam-se em trazer comer no bico para os seus filhotes que estão no seu ninho construído debaixo de um alpendre junto da minha porta e chilreando de contentes com o bico aberto para acolher a comida que os seus pais lhes trazem. É um cuco e são as rolas que nas árvores vizinhas vêm cantar para mim. Como é bela a tua criação. Graças Te damos Senhor. Mas além da alegre companhia destes seres, Vós me destes as árvores de fruto, com saborosas e deliciosas nêsperas e também a boa água de um poço.

Tantas outras coisas me dás todos os dias que são motivo para Te louvar e agradecer.

Creio em Jesus Cristo, teu Filho, nosso Redentor. Tu nos enviaste o teu Filho, a tua Palavra viva que ilumina a nossa existência, que nos faz pensar, abrindo os nossos olhos, libertando-nos do que nos oprime. Nestes dias utilizando uma alimentação mais natural, isenta de carne e peixe, utilizando sobre a minha doença a argila e agora os banhos de malvas e terebintina, com o própolis, descobri o caminho da minha libertação. Faz-me lembrar o episódio evangélico do cego de Jerico, em que Jesus lhe diz: “Vai, lava-te na piscina de Siloé”. Fui e converti-me, com a ajuda de um médico naturista.

Animado pelo Espírito vou seguir o caminho de vegetariano. Mudei de vida. Deixei hábitos alimentares. É, sem dúvida, uma mudança pascal.

P. Batalha

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

