Início > Editorial > PEREGRINAR

PEREGRINAR

No próximo sábado vamos peregrinar à Senhora da Paz que ficou mensageira, a partir da Visitação da Imagem Peregrina de Fátima que esteve no meio de nós há 5 anos. A Mãe de Jesus veio peregrina à nossa porta a recordar que somos todos peregrinos e desde longa data, reportando-nos aos memoráveis tempos bíblicos. O primeiro exemplo é o de Abraão, nosso pai da Fé, em que Deus lhe falou ao coração: “Deixa a tua terra, a tua família, e a casa do teu pai, e vai para a terra que eu te indicar…”.

Outro é o de Moisés. Deus chamou-o do meio da sarça ardente: “Moisés, Moisés!”… “Eu sou o Deus de teu pai,, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob…Eu vi a miséria do meu povo no Egipto e tenho ouvido o seu clamor por causa dos opressores. Conheço, pois, a sua dor. Estou decidido a libertá-lo das mãos dos Egípcios e a conduzi-lo desta terra para uma terra fértil”.

Peregrinar é uma necessidade de chegar a um espaço religioso onde o divino se manifestou e/ou ainda se manifesta. Eis porque se veem tantos grupos de jovens e de adultos peregrinar, sobretudo  para Fátima, mas também para outros Santuários. Entre eles sempre tiveram o primeiro lugar os da Palestina (Jerusalém, Nazaré, Belém) pela sua relação com a vida de Jesus. Mas também Roma, Compostela e Assis…etc. O nosso querido João Paulo II foi um peregrino da Paz por tantos Santuários, especialmente de Fátima. Dizia ele: “Vou agradecer à Virgem o ter-me protegido do atentado. Também vou pedir-lhe ajuda para a Igreja e para toda a Humanidade”. O próprio Jesus foi peregrino: subiu a Belém a fim de se recensear com José e Maria que aí deu à luz o seu Filho primogénito. Deram-lhe o nome de Jesus e levaram-no ao Templo para o apresentar ao Senhor. Iam todos os anos a Jerusalém para a Festa da Páscoa. (Lc. 2,4-42). Jesus andava pela Galileia e percorria cidades e aldeias, ensinando e fazendo o bem, a caminho de Jerusalém. Estando já próximo, começou a multidão dos discípulos a louvar alegremente a Deus: “Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor”. (Lc. 19,37) “Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt. 16,24). Com Maria, Sua Mãe que disse aos servidores: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo.2,5). A Igreja, enquanto não se estabelecem os novos céus e a nova terra, a Igreja Peregrina, nos seus sacramentos e nas suas instituições, leva a imagem passageira deste mundo e vive no meio das criaturas que gemem e sofrem, esperando a manifestação dos filhos de Deus. A Igreja, como Cristo, é chamada a seguir pelo mesmo caminho para comunicar aos homens os frutos da Salvação. A Igreja prossegue a sua peregrinação no meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus… mas é robustecida pela força do Senhor ressuscitado. (LG,8)

Que sentimentos exprimem os peregrinos? São numerosos: busca de Deus, adoração, louvor, Ação de graças, conversão, fidelidade às promessas, oferta de dádivas, reparação, humildade, fraternidade do Povo de Deus, cumprimento da Lei e do serviço de Deus…

Os Salmos exprimem bem estes sentimentos: “Uma só coisa pedi ao Senhor, ardentemente a desejo: poder sentar-me na Casa do Senhor, todos os dias da minha vida, contemplando a beleza do Senhor e orando no seu Templo”(Sl. 27,4);  “Enviai a vossa Luz e a vossa Verdade, que elas me guiem!”. (Sl.43,3)

Os peregrinos entoam salmos em que se exprime a confiança em Deus, o desejo da conversão e de purificação, a alegria da caminhada para o Templo do Senhor, etc… etc… “Vamos confiantes ao trono da graça e alcançaremos misericórdia”.

 P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s