Início > Editorial > DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Queridos amigos, hoje é o vosso dia.

Sabeis que vós tendes sido sempre a nossa prioridade pastoral. Exemplo disto também foi o grande Papa João Paulo II que, no próximo dia 1 de maio, a Igreja vai celebrar a sua Beatificação. Seguindo as suas pegadas, este Papa Bento XVI também vos dedica muito carinho. Ainda vos recordais quando ele, no ano passado, esteve em Lisboa, como vos tratou com simpatia, alegria e carinho. Recordo só estas suas palavras, no dia 11 de maio à noite: “Queridos amigos, gostei da vossa participação viva e numerosa na Eucaristia desta tarde, no Terreiro do Paço, dando provas da vossa Fé e vontade de construir o futuro sobre o Evangelho de Jesus Cristo…”.

Ele convidou-vos para ir ter com ele a Madrid, em agosto, onde marcou Encontro com a Juventude do Mundo. Alguns de vós, talvez uns 20, estais a preparar-vos para ir lá. É por causa disso que a juventude de St.ª Bárbara organiza hoje o seu “1º Trilho sobre Rodas”, num passeio de BTT.

Na sua última mensagem, Bento XVI diz: “Marcamos encontro em Madrid, com o tema: «Enraizados e edificados em Cristo… firmes na fé» (cf. Cl 2, 7). Por conseguinte, convido-vos para este encontro tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal. E gostaria que todos os jovens, quer os que compartilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não creem n’Ele, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus Ressuscitado e Vivo e do seu amor por todos nós”.

Amigos, viveis hoje numa sociedade que vos trata com muita agressividade. Sede corajosos. Não tenhais medo. Estais numa idade de busca de sentido da vida, do sonho, das aspirações de ir mais além, construindo novas relações vividas na verdade e na solidariedade. É a idade de procurar conhecer o verdadeiro amor, para fundar uma família unida, de procurar encontrar trabalho, alcançar uma estabilidade pessoal e segurança real que possam garantir um futuro sereno e feliz.

Bento XVI recorda: “Faz parte do ser jovem desejar algo mais do que a vida quotidiana regular de um emprego seguro e sentir o anseio pelo que é realmente grande…O homem é verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Qualquer outra coisa é insuficiente. Santo Agostinho tinha razão: ‘o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti’. … A pessoa humana, feita à imagem de Deus, aspira ao amor, à alegria e à paz. Compreendemos então que é um contrassenso pretender eliminar Deus para fazer viver o homem! Deus é a fonte da vida; eliminá-lo equivale a separar-se desta fonte e, inevitavelmente, a privar-se da plenitude e da alegria.”

Reparai, amigos, no lema proposto que é forte e dinâmico, como gostais: Enraizados e fundados em Cristo, firmes na Fé. As imagens da árvore e da casa são ricas, porque cheias de significado e de profundidade, para vos desenvolverdes numa Fé sólida, firme, resistente aos ventos fortes desta sociedade em que alguns rejeitam a presença de Deus. A vida sem Deus é um inferno. São as divisões, as discórdias, as desavenças, os egoísmos, os ódios, as invejas, as mentiras, as violências… onde falta o amor, a alegria e a esperança. Procurai todos os dias seguir a Palavra de Deus. Para isso vos oferecemos todos os domingos o “marcador da Palavra”.

Como S. Tomé, aproximemo-nos de Jesus para o conhecermos; aprendei a ver e encontrar Jesus na Eucaristia e no sacramento da misericórdia; reconhecei Jesus nos outros (“O que fizerdes ao mais pequeno dos meus irmãos é a Mim que o fazeis!”), sobretudo pobres e doentes.

Solidificai a vossa Fé pessoal em Cristo, conversando com Ele. Como diz S. João: «Quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus?» (1 Jo 5, 5). Membros desta família de batizados amparai-vos pela Fé da Igreja, em grupos para nos protegermos dos perigos. A Igreja conta convosco e precisa de vós. A vossa presença também lhe dá vida nova. Não é o que notais nas nossas comunidades? Não é por acaso que temos dois jovens (Vera e Samuel) voluntários missionários em África. Vós sois também a minha alegria ! Abraço-vos com amizade.

 P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s