Início > Editorial > O NAZARENO EM RIBAMAR

O NAZARENO EM RIBAMAR

“O NAZARENO” do Frei Hermano da Câmara vem a Ribamar no próximo sábado, em Teatro Musical.

Nós estamos a Caminho de Jerusalém para celebrar a Páscoa.

Este grande espectáculo sobre a “Vida de Cristo” vai-nos mostrar como tudo isto começou em Nazaré da Palestina. Ali, há dois mil anos surgiu uma grande Luz. Um homem, Jesus, começou a anunciar uma nova forma de viver, feita de amor, de entrega pessoal, de plena confiança em Deus. E, em nome de Deus, a quem chamava Pai, curou doentes, ergueu espíritos abatidos, proclamou uma nova Esperança para os pobres, o Reino da amizade, da Paz e da harmonia. E por isso, porque transformava muitas coisas, porque queria um mundo totalmente renovado, mataram-no no suplício humilhante da cruz.

Este teatro vem na oportunidade desta nossa Caminhada Quaresmal/Pascal em que acompanhamos Jesus que sobe a Jerusalém, lugar do cumprimento  do seu mistério de paixão, morte e ressurreição. A vida de Cristo recorda que a vida cristã é um caminho a ser percorrido, que consiste não tanto numa lei a ser observada, mas na própria pessoa de Cristo, a quem vamos encontrar e seguir. Jesus diz-nos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, cada dia, e siga-me”. Esta é a Sua proposta para chegarmos com Ele à luz e à alegria da ressurreição, à vitória da vida, do bem, do amor e da paz. Toma a tua cruz e segue Jesus e entrarás na vida eterna.

Como vamos ver, n‘O Nazareno’, o Senhor foi adiante de nós com a cruz às costas e nela morreu por nosso amor, para que eu e tu também levemos a cruz e a abracemos para a morte, porque se com Ele morrermos, também com Ele viveremos. Se formos Seu companheiro na pena, também o seremos na glória.

Nós decidimos pôr-nos a Caminho com Ele, dando “PASSOS FIRMES, na reconciliação para a Páscoa da Ressurreição. Voltámo-nos para as fontes da vida cristã, seguindo os passos de Jesus Cristo. É um itinerário batismal.

  • No 1º Domingo fomos ter com Ele ao deserto das tentações para seguirmos o seu exemplo: tentado, mas vencedor com a Palavra e a Oração, resistindo ao mal e fazendo a vontade do Pai, pondo n’Ele toda a confiança;
  • no 2º Domingo Jesus dá-se-nos a conhecer, depois de ter avisado do seu sofrimento e morte, revelou-nos a vida e a glória, transfigurando as nossas trevas e tristezas, na Sua claridade e alegria plenas; neste 3º Domingo. Jesus reúne-nos junto da Fonte da Água Viva para nos saciar, prometendo à Samaritana a Água Viva do Espírito Santo, essa Água viva da nova Aliança, saída do lado aberto de Cristo na cruz. Dai-nos sempre, Senhor, Água da tua Fonte!
  • o 4º domingo leva-nos à experiência do “Cego de nascença”. No Batismo somos libertados das trevas do mal e recebemos a luz de Cristo para viver como filhos da luz e como testemunhas corajosas e perseverantes da Fé que nos guia, promovendo a paz e a justiça;
  • no 5º Domingo vamos com Jesus ao túmulo de Lázaro e experimentamos com Ele a sua ressurreição e Cristo revela-se aos seus amigos Ressurreição e Vida. Ele que ressuscitou Lázaro, Ele no nosso batismo deu-nos o seu Espírito, autor da nossa ressurreição, já aqui começada.

Nesta caminhada quaresmal com O Nazareno, nosso Salvador rezemos: Senhor da Vida enviai-nos o vosso Espírito, para vivermos segundo o vosso coração, e entrarmos no mistério da morte e ressurreição do vosso Filho, para com Ele passarmos da morte à Vida.”

Por fim,  o meu Convite: Vinde ver “O NAZARENO”!

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s