Início > Notícias > ESCOLA PAROQUIAL 2011

ESCOLA PAROQUIAL 2011

A Escola Paroquial de Ribamar e Santa Bárbara entrou no seu 4.º ano, na passada sexta-feira, dia 25 de Fevereiro, com 43 participantes. A abertura da primeira sessão foi feita pelo Pároco, P. Joaquim Batalha, que através dum powerpoint, apresentou o lema geral “Qual o sentido da vida?” e as questões atinentes, em sete diapositivos:

  • Quem é Jesus Cristo?
  • Orar e ler a Bíblia: porquê e como?
  • O Espírito Santo e a sua obra?
  • Deus cura ainda hoje ?
  • Como resistir ao mal?
  • Falar aos outros: porquê e como ?
  • Como tirar o melhor partido do resto da nossa vida?

O primeiro proponente foi o P. Rui de Jesus, que está no Seminário de Penafirme e é responsável pela animação da Pastoral Vocacional na nossa Diocese de Lisboa. Foi ele que nos propôs  “Quem é Jesus Cristo?”

Disse que existência de Jesus não pode ser questão para ninguém, a partir dos dados e testemunhos históricos existentes.

Então, a grande novidade de Jesus foi, e é, Ele trazer-nos Deus. Nós conhecemos Deus por Jesus. Ele é o Deus connosco, o Emanuel. O grande desejo de Jesus é mostrar Deus e a sua obediência à vontade do Pai. Por isso Ele dizia:

O meu alimento é fazer a vontade d’Aquele que me enviou… porque não estou só, mas Eu e o Pai que me enviou”. Lembrou a oração de Jesus na noite da agonia: “Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice. No entanto, não seja como Eu quero, mas como Tu queres

Só em Jesus é que ficamos a saber que Deus é Trindade e Comunhão de três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. E quando um dia lhe perguntaram: “Onde está o teu Pai?”. Ele respondeu: “Não me conheceis a mim, nem ao meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai”. Ao apóstolo Filipe, Ele até respondeu: “Quem me vê a mim vê o Pai”. Aliás tudo o que fez foi para mostrar o Pai, o seu amor ao Pai e o Amor que o Pai nos tem. Ele mostrava a sua comunhão com o Pai. E os Evangelhos sublinham isso falando das muitas vezes que Jesus se retirava para falar, para rezar ao Pai; e ao ensinar-nos a orar propõe-nos estas palavras: “Pai nosso que estais no Céu…venha a nós o vosso Reino”.

A resposta à pergunta “Quem é Jesus Cristo”, também implica esta pergunta:

  • Jesus é para mim apenas um mestre de vida ou é o meu Senhor, o Salvador da minha existência? Unifica o meu coração e é o guia dos meus desejos?

Na próxima sessão, o tema é “Orar e ler a Bíblia: porquê e como?”


  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

