Início > Editorial > NO CAMINHO QUARESMA-PÁSCOA

NO CAMINHO QUARESMA-PÁSCOA

Vamos começar um novo tempo litúrgico, o principal ciclo Quaresma-Páscoa que dura 90 dias.

Vamos vivê-lo “Passo a passo”. Firma os teus Passos, nesta caminhada. São vários os sinais que nos vão ambientar para ajudar a expressar e a renovar atitudes que nos levem a uma maior vivência do Mistério Pascal na nossa vida. O primeiro sinal, logo no 1º dia, é o da cinza, sinal do nosso pecado e da nossa vida sem ideal cristão, mas também sinal de convite a ser humildes e abrir o coração a Deus, para um renascimento espiritual, pelo Amor do Pai, pelo Perdão do Filho e pela Força do Espírito Santo. Outro sinal são cânticos mais apropriados, suprimindo o Glória e o Aleluia. A cor roxa das vestes e a ausência de flores.

Mas para firmares os teus passos nesta caminhada, o nosso Bispo, Patriarca de Lisboa, vem com a sua mensagem desafiar-nos a “intensificar a oração a partir da Palavra de Deus”. Vamos pois redescobrir a dimensão orante na vida de cada um.

Para cada semana foi escolhida uma atitude, tendo em conta as leituras dominicais. Estas atitudes deverão servir de mote para a reflexão do evangelho na eucaristia, desafiando cada um à vivência e ao aprofundamento durante a semana.

Unimo-nos num símbolo que é a Cruz. Para que seja visível por toda a comunidade que há um caminho a percorrer e que este se vai construindo ao longo do tempo. Com o envolvimento de todos, apresentamos um símbolo comunitário, presente nas igrejas onde celebramos os domingos. A CRUZ é o centro desta caminhada, é o símbolo da salvação.

Ela apresenta-se na Quaresma roxa, onde vamos colocar a atitude proposta para cada semana. Também na Catequese cada um vai ter uma cartolina com uma cruz roxa, onde cada um porá a atitude a cultivar ao longo da semana. Teremos um livrinho de apoio: “Rezar na Quaresma – Ano A”. Vamos todos ajudar-nos a “Firmar os teus passos”: 1º Confia; 2º Descobre; 3º Dá; 4º Crê; 5º Transforma, 6º Entrega… para “Afirmar a tua Fé” na Páscoa.

Este é o tempo da escuta da Palavra de Deus. Eis o que nos diz o Senhor: “Convertei-vos a Mim de todo o coração!”. A quaresma é o tempo apropriado para mudar de mentalidade e nos deixarmos guiar pela Palavra de Deus. “Este é o tempo favorável; este é dia da Salvação!”.

Vem iniciar a Quaresma !

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s