Início > Editorial > ESCOLA PAROQUIAL

ESCOLA PAROQUIAL

PantocratorTodos nós, os batizados, nascidos na Fonte pascal, que nos unimos a Cristo, aceitando a mesma confissão de Fé, os mesmos sacramentos e pastores, formamos a única Igreja de Cristo, espalhada por todo o mundo. “A Paróquia é a própria Igreja que vive entre as casas dos seus filhos e filhas”, ( João Paulo II – ChL,26). Para muitos, a Paróquia é só uma Igreja onde se oferece serviços religiosos. Mas não! A paróquia é, deve ser, sobretudo uma comunidade cristã. É um lugar onde vivemos o dom da comunhão, acolhendo-nos uns aos outros como irmãos, partilhando o que temos e trabalhando juntos na construção do Reino de Deus. A Paróquia cuida da formação, da educação da Fé dos seus filhos. Educa os cristãos para que conheçam, compreendam e vivam melhor a Palavra de Deus. Por isso cria canais formativos; e que são diversos: a Escola Paroquial, a Catequese, os Grupos juvenis, os Movimentos, a Igreja doméstica, por exemplo com o “Cantinho da Bíblia”… que educam a Fé para o amor, a justiça e a paz…A Paróquia ensina a orar e oferece ocasiões e ambientes de oração… Cuida da participação ativa e da celebração cristã do Domingo e da centralidade da Eucaristia dominical. Convida a adoração pessoal e comunitária de Cristo, presente na Eucaristia como sacramento permanente.

O Concílio Vaticano II devolveu a Bíblia ao povo de Deus. Depois de longos anos de afastamento, a recomendação de “facilitar a todos os fiéis o acesso à Sagrada Escritura” (DV.22) abriu-nos um tesouro salvador, uma luz a alumiar os nossos caminhos.

A Escola Paroquial quer proporcionar uma sólida reflexão e conhecimento que nos leve a trabalhar, ombro a ombro, na transformação da sociedade, comprometidos em favor do bem e da justiça, orientados pela Palavra de Deus

A Escola paroquial quer abrir-te a Bíblia para que a Palavra de Deus projete luz sobre as questões da vida, por exemplo: porque é que eu vivo ? São Paulo testemunha: “Para mim viver é Cristo !”. Sigamos as pistas que João Batista (Jo.11,30-40) deu aos seus discípulos e como eles ponhamos a questão: “Mestre onde vives?” – onde estás Senhor? Onde hei de buscar-Te? Indica-me o caminho!… Vem Senhor Jesus, à minha vida porque sem ti não me importa o irmão, não me importa quem sofre…Entretanto, escuta o que Ele te responde…Escuta o que Ele te pergunta: O que procuras ? Por que procuras ? Aceita-lhe os desafios: Vinde, vinde comigo e segui-me ! Bom será quando o teu coração possa dizer com sinceridade as palavras de Ezequiel (Ez. 6,23-38): “Tu és a água viva!…Inunda-me e tudo se transformará em mim! Infunde o Teu Espírito em mim!…”.

Vamos à Escola!…e com vontade de aprender com o Mestre. Ele é o Verbo incarnado que, fazendo-se homem nos veio ensinar a Viver.

P. Batalha

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

