Início > Editorial > FONTE BATISMAL DE RIBAMAR

FONTE BATISMAL DE RIBAMAR

É hoje a Bênção da nova Fonte Batismal de Ribamar e dela vai nascer para a Fé a Beatriz Pinto Rodrigues.

A Fonte batismal ocupa o centro do batistério, onde se realiza o Batismo.

A Fonte Batismal em Cruz é o sinal que marca a Salvação de Cristo no seu mistério Redentor.

A água em movimento simboliza a ação do Espírito que dá a Vida neste local (Ez. 36,25-28). A Sagrada Escritura refere-se a isto, quando fala de “ nova criatura” (2Cor.5,17), do “homem novo” (Rm.6,1-11), de “renascimento”(Jo.3,5), de “passagem das trevas à luz” (1Pe. 2,9), do “pecado à graça”(Rm. 6,1-4), de “filiação divina” (Jo. 3,1-2). Colocámos ao lado a inscrição do Batistério da Basílica S. João de Latrão, em Roma:

“Esta aqui é a Fonte da Vida que banha todo o Universo: Brota da chaga do Coração de Cristo e faz o cristão. Esperai no Reino vós que nascestes nesta Fonte.

Nasce para o Céu um Povo de nobre estirpe. O Espírito é quem dá a Vida nessas águas fecundas. Aqui a Mãe Igreja gera com fértil virgindade aqueles que coloca no mundo pela ação do Espírito”.

À entrada deste nosso Batistério está a primeira saudação de Cristo Ressuscitado à comunidade dos discípulos : PAX – “PAZ”: esta é a palavra-chave gravada no piso, a lembrar que a vida cristã convida à paz e harmonia consigo mesmo e com os outros. “A Paz esteja Convosco!” (Jo. 20,21-23).

A forma de Cruz: esta cruz corresponde à Cruz da Redenção, símbolo máximo do Mistério Pascal. É no Mistério de Cristo que nos tornamos filhos adotivos, cristãos (Rom. 8,14-15).

A Fonte instalada na Cruz jorra do lado aberto do Coração de Cristo para os 4 cantos da Terra. Também lembra as águas que saíam do Rochedo do Horeb (Ex. 17,6 e 1Cor.10,1-4),e a água viva oferecida por Jesus à samaritana (Jo.4, 13-14). Daquele lado aberto sai o “rio da vida”, a fonte nova que dá vida aos cristãos e ao mundo.

As escadas significam a descida ao abismo das águas e do túmulo, a sepultar o pecado e uma vez vivificados, se sobe por outras escadas para uma vida nova (Rm. 6,4) e (Lc. 24,5); como os Magos ao encontrar Jesus voltam por outro caminho. Dá-se a passagem do pecado, do mal e da morte, para o amor, o bem e a vida, alimentada na Mesa da Eucaristia.

O Círio é símbolo de Cristo crucificado e ressuscitado, princípio e fim de todas as coisas, Salvador dos homens de todos os tempos. A vela nele acesa simboliza a Fé baseada na ressurreição de Cristo que é Caminho, Verdade e Vida. Por isso, a pessoa acolhida pelo Espírito Santo no Batismo, torna-se membro do Corpo de Cristo que é a Igreja e nela entra na comunhão de que a Eucaristia também é fonte de toda a vida cristã.

Foi na Sua Páscoa que Cristo abriu as fontes do Batismo a todos os homens… A partir daí é possível nascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus”. (CIC nº1225)

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s