Início > Editorial > BAPTISTÉRIO E BAPTISMO

BAPTISTÉRIO E BAPTISMO

Eis o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica: “O Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a entrada para o acesso aos outros sacramentos: Crisma, Eucaristia, Penitência ou confissão, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimónio.

Pelo Baptismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados na Igreja e tornamo-nos participantes da sua missão. (CIC 1213).

O Baptistério é o lugar onde está situada a Fonte Baptismal, da qual se nasce para a vida nova pelo Espírito ou seja é também o útero da Igreja onde se é gerado e do qual se nasce para a Fé em Jesus Cristo. “Aí se celebra o Baptismo, o primeiro sacramento da Nova Aliança” (Livro das Bênçãos n.º 832).

No princípio do Cristianismo o Baptistério era uma Capela onde se dava a Catequese aos catecúmenos e aí era administrado o Baptismo.

O Baptismo que nos mergulha na Fonte Baptismal significa que morremos para o pecado com Cristo e com ele ressuscitamos para uma vida nova. É isto que nos diz S. Paulo: “Todos nós, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte. Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova” (Rom 6, 3-5).

O Baptismo, banho de água acompanhado da Palavra da Vida (Ef 5, 26), limpa os homens de toda a mancha da culpa, tanto original como pessoal, e torna-os participantes  da natureza divina (2 Pe 1, 4) e da adopção de filhos (Gal 4, 5).

O Baptismo é o banho de regeneração dos filhos de Deus (Tit 3, 5) e do seu nascimento do alto (Ritual 5).

O Baptismo faz-nos participar no mistério do Espírito Santo; S. Pedro quando convidou os primeiros cristãos convertidos para o Baptismo, disse-lhes: “Convertei-vos e seja cada um de vós baptizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos pecados e recebereis, então, o dom do Espírito Santo” (Act 2, 37-38).

Dá-nos o seu dom (Act 2, 38), marca-nos com o seu selo (2 Cor 1, 21-22 e Ef 1, 13), coloca o Espírito em nossos corações (2 Cor 1, 22 e Rom 5, 5).

Através do Baptismo o cristão compromete-se a viver como Cristo Jesus, participando de sua tríplice missão: a de oferecer a vida a Deus num sacrifício espiritual quotidiano, a de anunciar e testemunhar a Palavra do Criador com a própria vida e finalmente a de colocar os dons recebidos por Deus ao serviço do próximo e para o bem comum.

Iniciação Cristã: O Baptismo é a entrada na Escola de Deus. Como não é a inscrição na Escola que nos garante o diploma, também não é a certidão do Baptismo que nos garante a Salvação.

Aquele que deseja tornar-se cristão procura conhecer o mistério pascal de Cristo. Não assume qualquer tipo de vida, mas a Vida do Espírito.

Por isso a iniciação cristã é constituída pelos três grandes sacramentos: Baptismo, Crisma e Eucaristia ou seja pela tríade: banho, unção e mesa. O Baptismo indica a nova pessoa que devemos ser. O Crisma indica o testemunho que devemos dar.

A Eucaristia, a mesa do Alimento que nos mantém com Cristo. A pessoa acolhida pelo Espírito no Baptismo, torna-se nova criatura. Efectua-se a passagem da morte para a vida (Rom 6, 4), do reino das trevas para o reino da Luz. Pelo Baptismo a pessoa torna-se membro do Corpo de Cristo, entra em comunhão que a Eucaristia realiza em plenitude. A Eucaristia é a Fonte e o cume de toda a vida cristã (SC 10).

O Baptismo introduz-nos na Aliança; o Espírito, que recebemos no Crisma, constitui o Espírito da Nova Aliança. A Eucaristia é o centro dessa Aliança. O concílio Vaticano II veio reforçar esta unidade.

P. Batalha


Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s