Início > Editorial > CAMINHOS DE SOLIDARIEDADE

CAMINHOS DE SOLIDARIEDADE

O Natal acontece: O Verbo fez-se homem e veio morar no meio de nós, Jesus veio para servir e dar a vida. É o que eu hoje vejo nestes novos missionários das nossas paróquias: a Vera, o Samuel e a Celina. Jogar a vida no serviço de um ideal, jogar a vida na missão, servindo um povo carenciado e sofrido…é gratificante, é seguir o caminho de Jesus. E faz-me lembrar o famoso poeta Tagore que dizia: “Adormeci e sonhei que a vida era só alegria. Despertei e vi que a vida se resumia em servir. Servi e vi que servir é alegria.”. Ser discípulo de Jesus é carregar a cruz com alegria e segui-l’O. “Faz-te ao largo e lança as redes!”Quem perde a vida por amor, achá-la-á”. O melhor caminho para ser feliz é servir os outros: “O que fizeste ao mais pequenino foi a Mim que o fizeste”. Como é bom servir com alegria, afirmo-o pela minha experiência!

Rezamos: Venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade!… O Reino é obra do Espírito Santo e nossa. A solidariedade e a fraternidade vão sendo construídas por pessoas e comunidades que escolhem viver segundo as bem-aventuranças, amando como Jesus amou…Colaborar para o desenvolvimento e a paz com obras de promoção humana, de formação e educação dos jovens, levando-os a “ser mais” é isto que o Samuel vai fazer para o Orfanato de Chókwè (Moçambique) e o que já está a fazer a Vera no bairro do Papelão em Uíje (Angola) e é o que irá fazer a Celina em Timor. Com eles Deus suscita nas nossas comunidades a cooperação, a solidariedade e a fraternidade irmanados na mesma comunhão.

Só o Espírito Santo podia ter feito surgir o “Projecto Visão Guiné”. Conta-nos o Dr Luís Gonçalves: “Um dia perguntam se queremos participar dum projecto. Levar a cabo uma acção ligada à saúde. Numa região onde a fome e a má nutrição atinge grande parte das pessoas, são muitos os problemas de saúde. Entre eles, problemas ligados à visão pois as deficiências alimentares provocam estados de cegueira muito mais precocemente do que no nosso meio. Impossível ficar indiferente! Iremos lá! Queremos retirar da cegueira algumas pessoas. Será com certeza pouco naquela imensidão de carências. Mas ficaremos com certeza mais felizes e daremos àquelas pessoas o sinal.”. Assim começou uma onda de contágio que entusiasma 31 participantes. É o Projecto de Solidariedade com a Guiné mais ousado, inimaginável, que a Fundação João XXIII/Casa do Oeste leva à Guiné. Todos eles vão suportar todas as despesas de viagens e alimentação. Partem em missão, para sítios onde reina a pobreza extrema, deixando para trás as comodidades que têm nas suas casas, água canalizada, banho de água quente, roupa lavada, etc…entregam-se com generosidade para o que der e vier na ousadia da aventura apoiados na confiança garantida pelos responsáveis da Fundação, e levam muita esperança de pôr muita gente a ver. São uma grande equipa de médicos e enfermeiros com alguns cooperantes chefiados pelo Dr. Luís Gonçalves.

Angola, Moçambique, Timor e Guiné: eis alguns caminhos da solidariedade que o Espírito de Jesus nos abriu.

P. Batalha

Anúncios
  1. Maria Isabel
    Fevereiro 13, 2011 às 17:31

    Senhor Pe. Batalha
    Só hoje, depois de regressada de Ondame (Guiné), é que vi o seu texto publicado a 8 de Janeiro. Foi a minha primeira participação numa missão deste género, entusiasmada pela minha filha Cláudia e por um velho sonho. Percorri este caminho de solidariedade com muita emoção e regressei mais rica. O seu “Diário de Férias Solidárias com a Guiné” também nos ajudou a parar para pensar, reflectir e partilhar, depois de dias desgastantes. Bem haja!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s