Início > Liturgia > O Jordão torna-nos filhos no Filho e irmãos em Jesus Irmão

O Jordão torna-nos filhos no Filho e irmãos em Jesus Irmão

Marcador da Palavra para a Semana I do Tempo Comum- Ano A

No Jordão espera-nos o último DOM deste NATAL

A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projecto salvador de Deus. No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude.
A primeira leitura anuncia um misterioso “Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Investido do Espírito de Deus, Ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à prepotência, pois esses esquemas não são os de Deus.
No Evangelho, aparece-nos a concretização da promessa profética: Jesus é o Filho/“Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito e cuja missão é realizar a libertação dos homens. Obedecendo ao Pai, Ele tornou-Se pessoa, identificou-Se com as fragilidades dos homens, caminhou ao lado deles, a fim de os promover e de os levar à reconciliação com Deus, à vida em plenitude.
A segunda leitura reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projecto de salvação; por isso, Ele “passou pelo mundo fazendo o bem” e libertando todos os que eram oprimidos. É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra.

ESPANOL

ENGLISH

Anúncios
  1. Jose Luis Oliveira Pinto
    Janeiro 12, 2011 às 16:39

    Como são belos os pés que caminham para anunciar a paz……..
    Num sábado à noite fui levar o meu filho a um jantar de amigos, lá para as bandas de Fonte Lima , dado que não tinha onde me ocupar durante o tempo em que ele iria estar a conviver com o/a (s) amigo/a(s), voltei até Pregança e julgava eu que ia assistir a uma partida de Futsal, mas Deus quiz que eu fosse a outra Partida, fosse assistir à Eucaristia Vespertina.
    Quando passava junto à igreja dessa Localidade o P. Batalha caminhava a pé, para ir celebrar, então só tive de inverter a minha marcha e entrar na igreja para ouvir a Palavra de Deus, proclamada pelo meu amigo P.Batalha, da sua homilia ressalva em meus ouvido que há tempos um Bispo veio de Lisboa para celebrar o Crisma em S.Bárbara mas que ao chegar a Ribamar não sabia para onde ir, mas que uma boa senhora lhe ensinou o caminho e até foi com ele até S. Barbara, tendo esse Bispo dito à senhora que Deus nos pôe um anjo no caminho.
    Comigo aconteceu, sem pensar sem ter qualquer premeditação de assistir a essa celebração Pascal , também vi um anjo de branco que me conduziu á igreja de Pregança.
    Obrigado P.Batalha por fazer parte da minha vida, que Deus o abençoe e proteja para poder proclamar a Palavra de Deus….

    José Luis Oliveira Pinto

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s