Início > Editorial > JESUS QUER NASCER NA FAMÍLIA

JESUS QUER NASCER NA FAMÍLIA

Começamos, hoje, o novo ano das Festas cristãs.

Feliz Ano Novo Litúrgico.

Vamos passar pela vida de Jesus contemplando: a sua Encarnação, Nascimento, a sua Ascensão ao Céu, Pentecostes, até à Glória de Senhor do Universo.

Cristo, no Advento, conduz-nos a Deus. O evangelista Mateus, este ano, conduz-nos a Cristo. O Senhor quer reunir todas as nações na Paz eterna do Reino dos Céus; Ele vem julgar os pobres com justiça; Ele vem em pessoa e uma Virgem dá à Luz um Filho, o Emanuel, Deus connosco, anunciado pelos profetas.

Vem Senhor Jesus, Deus Amor, pois este mundo morre gelado, sem carinho, sem amor, sem afecto, sem dom, sem serviço generoso e acolhedor. Vem ensinar-nos a amar, a amar mais, amar melhor nas nossas famílias. Precisamos de aprender Contigo a arte de amar, de servir com generosidade e alegria e de acolher com um coração aberto. Vem Jesus, vem nascer nos nossos corações !

Senhor Jesus, Luz do mundo, Sol nascente, Luz sem ocaso, vem iluminar as nossas inteligências, os nossos corações !

Vamos todos viver o Natal em Família, desde já. Vamos acender o fogo da caridade, do amor nas nossas famílias, as “igrejas domésticas”. Vamos cultivar a espiritualidade da caridade, do amor em família e desenvolver a dimensão da partilha com as Missões, concretamente apoiando a Vera Rato, em Angola.

Jesus, o Filho de Deus, quis nascer na família de Nazaré, Maria e José. Ele é tão nosso Amigo que veio ao nosso encontro para acender em nós o fogo do Amor de Deus. Este Tempo do Advento é tempo para acolher Jesus e celebrar com Ele na família o Seu Nascimento. A melhor maneira de O acolhermos em nossa casa é viver a caridade, o amor nos pensamentos, nas palavras, nas acções, nas atitudes… Por isso, em cada semana vamos desafiar-te a atear este “Fogo da Caridade”.

Propomos que utilizem alguns sinais em Família. Se não têm, façam o Cantinho da Bíblia (Oratório): fazendo a “Coroa do Advento” com 4 velas para acender uma em cada semana. Se não sabem vejam como se faz na Missa dominical. Juntem a Bíblia, aberta, se possível. Com a família que puder sigam os passos de cada semana. Procure, aqui no Farol: “VAMOS TODOS VIVER O NATAL”.

Este é também um tempo oportuno para crescer no espírito de partilha e de consciência missionária. Por isso sugerimos que cada criança tenha um mealheiro missionário em casa e este ano vamos destiná-lo a cuidar das crianças do Bairro do Papelão onde está a Vera em missão. Esses mealheiros irão ao ofertório da Missa da Epifania ou seja na Festa dos Reis Magos, dia 2 de Janeiro. Entretanto também, na Missa do Dia de Natal as crianças da Catequese vão levar ao ofertório prendas para o Menino Jesus dar aos meninos de Angola. Vejam mais adiante, em “CAMPANHA DO MOINHO”, as sugestões de prendas úteis que a Vera nos indica.

Vamos viver o Natal em Família, cultivando o “Fogo da caridade” e Jesus nascerá nos nossos corações.

P. Batalha

Em relação à sugestão do contributo dos meninos da catequese para os meninos daqui, achei fantástica! Creio que o que poderá ser mais útil serão coisas que ajudem à aprendizagem e ao desenvolvimento destas crianças. Aqui na nossa paróquia de Santa Cruz temos um Centro Cultural construído que tem valências de biblioteca e ludoteca, e muitas crianças vêm ler e brincar. Para breve iremos pôr em funcionamento também a mediateca, aprendizagem através de computador. Assim creio que o que seria mais útil seriam cd’s educativos, com matérias para aprender (matemática, português, etc), ou do género de pesquisa, tipo enciclopédia, ou mesmo filmes infantis, para a mediateca; ou outras coisas simples, para os mais novos, como livros para ler, para colorir, puzzles, joguinhos.”      Vera Rato


Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s