Início > Editorial > CRISMAR-SE É COMPROMETER-SE

CRISMAR-SE É COMPROMETER-SE

A pouco mais de um mês da Festa da Imaculada Conceição, os nossos jovens preparam-se, de encontro em encontro, para a Grande Festa do Espírito Santo que é a Celebração do Crisma, naquele dia, 8 de Dezembro. Também Maria concebeu pelo poder do Espírito Santo.

Quem acreditar e for baptizado será salvo. Baptizar-se e crismar-se são sinais que identificam e marcam para sempre o verdadeiro cristão, pois “ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” por toda a parte (Act.1,8). A quem acreditar Ele promete: “Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um Espírito novo”. Um dia, à noite, conversando com Nicodemos, Jesus apresentava a conversão do coração como condição necessária para entrar no Reino de Deus: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”(Jo. 3,3). É no coração do homem que acontecem as coisas mais importantes. É no interior do coração que existe o bom ou o mau tempo, a alegria ou a tristeza… Pois bem, quem se quer crismar é porque quer seguir Jesus. Doutra forma não faz sentido. Jesus exige dos seus seguidores “um coração novo”, para sentir tudo de forma diferente, para enfrentar a vida com atitudes novas, porque são as nossas atitudes que criam o mal, a divisão. O que Jesus nos pede é a renovação de todo o nosso ser, oferecendo-nos o seu modelo de vida, porque o nosso modelo está viciado. Fazemos muitas coisas que nos impedem de ser felizes, porque colocamos em primeiro lugar interesses egoístas, de auto-suficiência ou de lucro; ou porque queremos construir a nossa vida à margem dos outros.

Não viver a Fé em Jesus, como filhos de Deus; não viver voltado para os irmãos: não saber perdoar, viver sem compromissos, negando a ajuda e o serviço, mantendo atitudes egoístas, calando a verdade, levando uma vida vazia… tudo isto é pecado a purificar. Para seguir Jesus Cristo, o Homem novo, é preciso deixar o que é velho, tem-se de mudar profundamente. Jesus chama-nos à conversão, a uma vida nova, deixando-se conduzir pelo Seu Espírito. Jesus propõe-nos o seu Evangelho: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

A conversão não é apenas mudança de ideais; é uma forma de viver, de reorientar a vida, de dar a Deus uma resposta diferente; é uma mudança que não pode ser vivida isoladamente, mas com os outros. Por isso, cada crismando deve escolher o Grupo para depois do Crisma: Escuteiros; Trilhos de Luz, ACN, JARC, MEJ, Grupo Coral, Acólitos, JMVicentinos, Grupo Paroquial de Teatro…no Renovamento Carismático, no PAS…

Quem segue Jesus vive em comunidade: “Eram assíduos ao Ensino dos apóstolos, às reuniões da comunidade, à fracção do pão(=a Eucaristia) e às orações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum… os seus bens repartiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma. Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, com grande coragem. Em todos eles era grande a graça e cativaram a simpatia de todo o povo” (Act. 2,42ss). A Eucaristia (=Fracção do Pão) e a Comunidade (o Grupo) são dois compromissos fundamentais do Crisma.

Os crismandos que não pensam seguir este caminho devem adiar o Crisma para não trair Jesus. Não se pode viver a Fé verdadeira sozinho. Seguir Jesus exige um estilo novo de relacionamento com os irmãos, um estilo novo de viver a Fé dentro da família-Igreja, pois a Igreja é a comunidade dos que seguem Jesus. Jesus pelo Crisma envia-nos a ser d’Ele testemunhas: onde há alguém que sofre, envia-me a testemunhar a esperança; onde há pessoas e famílias que vivem no egoísmo e na desunião, envia-me a testemunhar o amor; onde existe doença e solidão, envia-me a testemunhar a misericórdia…..

O que Jesus pede aos seus discípulos é: “Vem e segue-me!… Como Eu fiz, fazei vós também!”

P. Batalha

Anúncios
  1. Março 28, 2011 às 12:19

    Legal . . . nosso slogan em sites !!!Abrasss

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s