Início > Editorial > A EUCARISTIA É MISSIONÁRIA

A EUCARISTIA É MISSIONÁRIA

Marcador da Palavra para a 24ª Semana do Tempo Comum

Um dia Deus bateu à porta de Abraão e disse-lhe: “Parte daqui! Deixa a tua terra, deixa a tua família, deixa a casa de teu pai. Vai para a terra que eu te hei-de mostrar…Vou abençoar-te…”.

A nossa vocação baptismal enraíza aqui. Pelos nossos pais também, partimos deste chamamento: deixa a terra dos pagãos – renuncia ao pecado…vai pelo caminho que Eu te indicar – Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo… E pelo Baptismo iniciámos o Caminho da Igreja que é Jesus Cristo. Ele dá-nos a mão: “Quem quiser ser meu discípulo, venha comigo!

Foi assim que a Vera Rato, de mão dada com Jesus, Ele lhe mostrou que deixe por um tempo Ribamar e parta, num voluntariado missionário, para a África e Ele lhe vai mostrar a terra para onde vai. “Faz-te ao largo!”

Sabemos que há aí outros a serem namorados por Jesus, com esta conversa:Preciso de ti. Preciso do teu coração, para continuar a amar. Preciso do teu corpo para continuar a sofrer. Preciso dos teus lábios para continuar a falar. Preciso das tuas mãos para promover os pobres. Preciso de ti para continuar a salvar os homens meus irmãos. Como Eu vos fiz, fazei vós também !. Jesus ensina-nos; faz-nos descobrir que a vida é comunhão, que viver é amar e partilhar.

O nosso Bispo propõe-nos, no Programa diocesano de Pastoral, que a Caridade é um “coração que vê”, mas também um coração que escuta. Escuta os gritos e os anseios de todos os homens nossos irmãos. Por isso devemos “Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida.”

Nós recebemos a Palavra de Deus na catequese e na Eucaristia como Luz para a vida. Na Eucaristia, Cristo é para todos nós pão repartido que alimenta a Fé e cria comunidade.

Cristo quer ser o “pão vivo” de todos e repartido para todos. Na Eucaristia encontramos a fonte, o alimento, o projecto e o culminar da Missão: Jesus é o “Pão da salvação” para todos os povos. Na Eucaristia, a Igreja bebe da fonte do coração donde brota o amor e a urgência de O dar a conhecer e servir, em todos os que andam errantes como ovelhas sem pastor. A Eucaristia impele cada crente a ser “pão partido para a vida do mundo”   – “Como eu fiz, fazei vós também !” Por isso a Eucaristia é projecto de solidariedade. Também, hoje, Cristo ordena aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt.14,16). Em seu nome, os missionários partem rumo a muitas partes do mundo para dar este testemunho do Evangelho.

Dá-nos, Senhor, um coração atento, capaz de escutar a tua Palavra. Mantém-nos reunidos à volta do Pão e da Palavra. Ajuda-nos a perceber os rumos a seguir. Ensina-nos a fazer da Paróquia uma Casa aberta e feliz, átrio de fraternidade, de Paz e Alegria. Amén ! Shalom!

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s