Início > Editorial > CRISMA UM CAMINHO DE FÉ

CRISMA UM CAMINHO DE FÉ

Na sexta-feira, cerca de 60 jovens reuniram-se numa “1ª Noite de Oração” para iniciar o caminho de proximidade do Sacramento do Crisma. É um tempo de discernimento.

Gostava de tentar entender contigo o que é o Crisma, o que significa recebê-lo, como nos devemos preparar para ele e como podemos guardá-lo como um tesouro para toda a vida: decidi falar-te nisto porque me parece que este dom de amor muitas vezes é mal entendido, vivido por muitos mais como obrigação a cumprir do que como um encontro decisivo, em que o Espírito Santo pode encher o teu coração (se tu quiseres) e imprimir nele o selo do amor de Deus, tornando-te capaz de acreditar, esperar e amar, para além de todo o cansaço, de todas as provas e de todos os desafios da vida.

Neste encontro de Oração, o P. Joaquim Martins, a partir do Evangelho, testemunhou o que a Ressurreição de Jesus transformou e continua a transformar a vida das pessoas. Aqueles homens medrosos, cheios de dúvidas, com critérios muito materialistas se transfiguraram pela força do Espírito Santo. Basta olharmos para tantos santos na história da Igreja. E tantos e tantos, depois dos apóstolos até nós, se têm deixado transformar pelo Espírito Santo. Ainda agora, por exemplo um jogador holandês, vive um dos momentos mais altos da sua carreira, no momento de ter assumido um novo rumo na sua vida por ter sido Baptizado e Crismado.

Wesley Sneijder, o jogador da selecção holandesa que marcou um golo crucial na vitória sobre o Uruguai, foi baptizado na Igreja Católica dias antes de partir para a África do Sul. O interesse de Sneijder, que tem possibilidades de se sagrar o melhor marcador, terá sido despertado por uma ida à missa com o plantel do Inter de Milão, (a equipa onde joga), onde sentiu “uma força e uma confiança que me perturbaram”. Depois de fazer um percurso de catequese com o capelão do clube, foi baptizado em finais de Maio. Agora na África do Sul, Sneijder, diz que reza todos os dias o terço oferecido pela sua noiva, com quem vai casar pela Igreja após o campeonato. O Espírito Santo também se serviu do testemunho de Javier Zanetti, seu companheiro de equipa no Inter, e católico praticante. Sneijder chegou ao Mundial “totalmente renovado”. O jornalista que dá esta notícia afirma mesmo que Zanetti se alegrou tanto com o baptismo de Sneijder como com a conquista da Liga dos Campeões e do título italiano.

Portanto, o que foi possível aos outros também é possível a nós. O Crisma é um caminho de Fé.

Estes 60 jovens levaram consigo esta mensagem: “Não fiques fechado em ti mesmo, deixa que o Espírito Santo te liberte!”

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s