Início > Editorial > O VERÃO COM JESUS CRISTO

O VERÃO COM JESUS CRISTO

Para muitos jovens e adultos, o Verão é um tempo de “experiências espirituais intensas”, em Encontros, Retiros, Campos de Férias Formativas, Acampamentos, Cursos intensivos,  Peregrinações… Um tempo de Encontros com Jesus Cristo Vivo… Como prevês viver este Verão, para que te ajude a vivificar a tua caminhada ?  Caminhar não é só vencer as distâncias, é desinstalar-se, aguentar a sede e tapar os ouvidos a cantos de sereias.

“Jesus Cristo, único Salvador do mundo, ontem, hoje e sempre”(Heb. 3,8…

O Movimento do Coração de Jesus pretende recolocar a pessoa de Jesus no centro da vida cristã. Podemos orar assim: Senhor Jesus infundi em nós uma inteligência que Vos conheça; inspirai em nós uma vontade que Vos ame; purificai os nossos corações para que Vos acolham; abri as nossas mãos para Vos servir nos irmãos; guiai os nossos pés para que Vos procure; soltai a nossa língua para Vos louvar.

A atenção ao Coração de Jesus constitui a espiritualidade do cristão comprometido com o mundo. É a espiritualidade do caminho. É a espiritualidade da encarnação. Mas só existe um Mestre e Senhor. Jesus advertiu-nos de que surge-nos muitos falsos profetas que enganarão a muitos, dizendo: o Messias está aqui ou ali. Não acrediteis. O Messias não virá como conquistador e triunfador, mas como uma criança indefesa. Não virá cercado por exércitos ou rodeado de políticos, mas no meio dos pecadores. Não trará nenhum livro com novas ideologias, mas apresentará de novo o Evangelho. Não fará promessas de riqueza e de poder, mas virá propor de novo as promessas antigas: Aliança com Deus, libertação pelo amor, salvação pela cruz, felicidade e justiça na fraternidade.

Em tempo de crise há sempre muita confusão. Por isso, há muita gente a agarrar-se ao messias-capitlismo, como se fosse a única tábua de salvação; mas o capitalismo não é o Messias. Outros piscam o olho ao messias-comunismo, a pensar que só ele pode estabelecer a justiça e a igualdade entre os homens; mas o socialismo não é o Messias. Outros sonham de olhos abertos com a social-democracia, pensando que está nela a solução de todos os problemas. Pode ser um pequeno passo; porém, essa abertura não é o Messias.

Outros vivem a sonhar com a revolução pela violência, adorando a tecnologia, exaltando o poder, endeusando o dinheiro… Nada disso é o Messias. Também nós perguntaremos: “A quem iremos nós, Senhor?!”. Muitos projectos são condenáveis, outros contêm uma parte da Verdade.

Procurai a Verdade em qualquer lugar onde ela estiver, e rejeitai o erro. O que não podemos fazer é dar valor absoluto a esses projectos. Só Deus é absoluto. Face a propostas da sociedade materialista – propostas de produtivismo e consumismo, de poder e violência, de competição e corrupção – o cristão precisa de manter as distâncias, zelando pela defesa dos seus valores e das suas esperanças, empenhado em transformar esta sociedade, estando onde se trabalha em favor da vida, onde se sofre para implantar a justiça e a paz, a igualdade e os direitos humanos. Porém, sem nunca deixar de procurar a Deus. O homem se quer ser livre, não pode procurar para a sua vida outro fundamento senão Aquele que o Pai dos deu:  Cristo Jesus que é o Messias da Promessa. A procura de conhecer a Deus não pode ser considerada uma tarefa secundária. Deve ser o primeiro dos compromissos, porque é este o primeiro anseio de todo o homem que vem a este mundo. Sem isto, o homem estaria condenado a viver sem esperança. Também nós procuramos: “Senhor onde moras?”. Felizes sois vós que andais nesta Fé. Porque não foi nem a carne nem o sangue que vos revelaram isto, mas o meu Pai. Eu vim para que todos tenham vida.  Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida – diz-nos Jesus . Conhecer Jesus Cristo é a coisa mais importante da nossa vida. “Vós que fostes baptizados em Cristo, revesti-vos de Cristo”. Seguir Cristo é ir com Ele, pelo caminho da liberdade e verdade de Deus.

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s