Início > Editorial > GRUPOS DE JOVENS

GRUPOS DE JOVENS

Já reparaste nos Grupos de malta nova que há nas nossas Paróquias ? – O Agrupamento dos Escuteiros, o Grupo “Trilhos de Luz”, o Grupo do Movimento Eucarístico Juvenil, os Grupos Corais Juvenis: “sons de Vida” de Ribamar, “Vozes do Vento” da Ventosa, “Os Amigos de Jesus” de S. Bárbara, o novo Grupo da JARC de Ribamar (Juventude de Acção Rural Católica) e está para breve um outro novo Grupo da ACN (Acção Católica dos mais Novos) e outros vão surgir no próximo ano, entre os que se querem preparar para receber  o dom do Sacramento do Crisma.

É que Jesus que é o nosso Amigo com “A” grande, porque é o melhor de todos os amigos – Ele é também o Mestre, de quem somos discípulos, isto é, aprendizes. Por isso, andamos a aprender com Ele a viver a vida.

O que é que Ele nos ensina? – A amar como Ele nos amou. Como é que fez ? – Chamou uns amigos e fez deles o Grupo dos Apóstolos. Conviveu com eles… muito conversou,…e com eles andou de terra em terra curando muita gente dos seus males…com eles rezou e com eles chamou outros e já eram muitos jovens.

Ser discípulo de Jesus é um dom que se recebe e se acolhe e que necessita de uma resposta, de uma vontade, de uma decisão. E Jesus confia-nos a nós, como confiou aos Apóstolos, que cuidemos dos outros. Por isso, Ele quer que O imitemos, organizando os jovens em Grupos, como Ele organizou o Grupo dos Doze. Como podeis reparar é isso que temos vindo a suscitar. Podeis perguntar: PORQUÊ ?

Porque Jesus precisa de vós?  – “Sim preciso de ti, preciso do teu coração, para continuar a amar…preciso de ti para continuar a salvar os homens meus irmãos.”

Cristo quer precisar dos jovens para fazer bem aos outros, para serem apóstolos junto dos outros jovens, para fazer o mundo melhor.; e de mãos dadas, com o amparo, a coragem e a alegria uns dos outros.  Em grupo, a Fé e o Amor de Jesus leva-nos a ser Igreja, a fazer comunhão e comunidade.

Aos mais novos quero dizer-vos: acolhei Jesus nos vossos corações, procurai conhecê-lo sempre mais.  Segui-O e dai testemunho do seu amor junto dos outros. Realizai o compromisso da paz, proposto por S. Francisco de Assis: onde houver discórdia, levai a união… onde houver tristeza, levai a alegria…

Aos jovens mais velhos, – que vos interrogais sobre “Quem sou eu ? de onde vim ? Para onde vou ? Que faço aqui ? Como ? Porquê ?” – quero dizer-vos a cada um de vós, o que Jesus disse a Lázaro: “Vem para fora ! Preciso de ti, do teu entusiasmo, da tua vida. Quero que sejas pescador de homens e lhes digas que vale a pena viver. Que lhes digas ao coração que existe Alguém que os ama incondicionalmente, sem pedir nada em troca, a não ser que sejam verdadeiramente felizes. Preciso que sejas profeta e digas a todos aqueles que se desviaram dos caminhos do Evangelho que continuo de braços abertos, acolhendo cada um sem olhar para o passado. Jovem deixa-Me dizer-te, agora, a ti mesmo: Lázaro, vem para fora!”

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s