Início > Liturgia > O TRIUNFO DA VIDA

O TRIUNFO DA VIDA

Esta tem sido uma semana intensa de celebração com a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo e a semana que se inicia é fecundíssima de sentido celebrativo: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e, no mesmo dia, encerramento do Ano Sacerdotal.Daí que, como mera sugestão, a meditação e homilia deste domingo comum possam apelar também para alguns dinamismos que podemos renovar a partir do testemunho de vida do Santo Cura d’Ars e dalgumas interpelações que o Papa Bento XVI nos lançou no início deste Ano Sacerdotal que agora termina. Nunca será demais retomar igualmente essenciais palavras do Papa aquando da sua recente passagem em Portugal, que apontam para a essência da nossa vida cristã, sempre centrada na Palavra, escutada e meditada, e na Eucaristia, celebrada e adorada!

A dimensão profética percorre a liturgia da Palavra deste 10º Domingo  do Tempo Comum, em Elias, o profeta da esperança e da vida, em Paulo, o profeta do Evangelho recebido de Deus, e, particularmente, em Jesus, o grande profeta que visita o seu povo em atitude de total oblação.

A primeira leitura apresenta-nos a figura da mulher de Sarepta, que significa a perda da esperança e o sentimento de derrota e de procura de um culpado, e a figura do profeta Elias, que acredita no Deus da vida, que não abandona o homem ao poder da morte, ressuscitando o filho da viúva.

No Evangelho, temos a revelação de Deus expressa na atitude de piedade e compaixão de Jesus no milagre da ressurreição do filho da viúva. Deus visita o seu povo em Jesus, “um grande profeta”, realizando o reino pela ressurreição, oferecendo a sua vida e dando-lhe pleno sentido.

Na segunda leitura, acolhemos a absoluta gratuidade da conversão de Paulo, para quem o Evangelho é uma força vital e criadora, que produz o que anuncia; a sua força é Deus. É uma força vital, uma dinâmica profética que ele recebeu directamente de Deus.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s