Início > Editorial > SEREIS TESTEMUNHAS !

SEREIS TESTEMUNHAS !

“Sois minhas testemunhas!…Ide e ensinai todos os povos – diz o Senhor. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos!”

A Ascensão do Senhor Jesus é o ponto de partida da missão da Igreja. É o início da actividade dos apóstolos e dos discípulos. A obra da Salvação tem de continuar com a nossa participação no testemunho fiel de Cristo. Assim afirmou o Papa em Lisboa: É preciso voltar a anunciar com vigor e alegria o acontecimento da morte e ressurreição de Cristo. E pediu concretamente aos jovens que transmitam como é belo ser amigo de Jesus e que vale a pena seguí-lo, porque é em Jesus Cristo que se encontra o verdadeiro sentido da vida. Não tenham vergonha, nem medo.

Os Papas exortam a esta ousadia porque nunca o ser humano se isolou tanto com medo de se encontrar com os outros e com Deus, medo de confrontar ideias, valores e ideais. Esconde-se em subterfúgios que ele mesmo inventa para se esconder da verdade, de si mesmo e do confronto com a totalidade do seu próprio ser que, não podendo vir de si mesmo, em outro o tem de procurar. O ser humano manifesta a frustração que projecta sobre os compromissos que deveria assumir e que não assume, porque para ele o futuro é incerto e dramático. Por isso a Igreja tem de exortar o homem a não ter medo, com a ousadia da esperança.

Vivemos numa época de grandes perturbações históricas, inundada por uma evolução cultural assombrosa e de desafios ‘globais’. A secularização tomou o rosto do ateísmo e do relativismo libertino, cultura da sociedade do consumismo e do prazer. Porque não conseguem satisfazer o coração das pessoas, coexiste uma busca espiritual e religiosa muito variada. Há, porém, uma tendência em enveredar por uma vaga religiosidade, no meio da grande feira das religiões. Então, nós não podemos ignorar esta realidade. É nossa missão proclamar, testemunhar e anunciar que só Cristo pode satisfazer completamente a sede espiritual e a fome de Deus que o homem tem. Só Jesus Cristo, Mestre da História, pode realizar os desejos de Verdade e de Felicidade.

“Hoje, para dar respostas adequadas a grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas”. O mundo digital abre perspectivas à missão: “Ai de mim se não evangelizar!”. Neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, Bento XVI, na sua Mensagem, propõe aos sacerdotes que multipliquem o seu empenho em colocar os m.c.s./meios de comunicação social ao serviço da Palavra. A Palavra poderá assim fazer-se ao largo através das auto-estradas da Internet, a fim de que através das novas formas de comunicação, Deus possa passar pelas ruas das cidades e deter-se no limiar das casas e dos corações, fazendo de novo ouvir a sua voz: “Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo” (Ap. 3,20).

Alegra-nos saber e sentir que o nosso sítio na Internet – https://faroldeluz.wordpress.com tenha atingido quase 185.000 visitas e que, na última semana bateu o record com mais de 4.000. Damos graças a Deus por estarmos a servir muita gente, não só em Portugal, mas também em todo o mundo, sobretudo no Brasil.

“Com o Evangelho nas mãos e no coração, é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar os caminhos que conduzam à Palavra de Deus…Efectivamente, uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam…”.

Por isso, neste 44.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Ide e anunciai…também nas redes digitais”.

P. Batalha

Mensagem para o 44.º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s