Início > Editorial, Nossa Senhora da Paz > PEREGRINAÇÃO DA PAZ !

PEREGRINAÇÃO DA PAZ !

No próximo sábado, vamos cumprir, uma vez mais, a nossa promessa: peregrinar à Senhora da Paz. Vamos reafirmar, em Igreja, que queremos cumprir as nossas promessas baptismais de peregrinos sobre a terra: renunciar ao mal e obedecer à Fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Queremos a Paz. Maria  é Mãe e educadora para a Paz. Esta é a Mensagem que ela trouxe a Fátima. Também é este o sentido da Visita do Papa Bento XVI a Portugal, peregrino de Fátima, pregoeiro da Paz.

Peregrinar é a nossa condição humana sobre a terra. Nesta caminhada precisamos de estacionar para acolhermos os sinais das visitas de Deus, em que Ele mais se manifesta. Assim Ele manifesta-se por meio da Eucaristia Dominical, por meio da Visita do Papa, por meio dos encontros na Catequese, por meio da caminhada comunitária à Senhora da Paz,…

No nosso peregrinar, connosco vai o Senhor, que em Jesus Cristo se inseriu no caminho da humanidade e já no Antigo Testamento se fez peregrino com o seu Povo. A caminhada de cada cristão há-de tornar toda a Igreja “companheira de viagem da família humana” numa peregrinação de fraternidade, estando ao lado de todos aqueles que procuram a Deus. Todos formamos um povo que na Páscoa nasceu – Igreja peregrina de Deus. A peregrinação simboliza a experiência de cada pessoa que, mal sai do seio materno, começa o caminho da sua vida; a experiência do povo bíblico de Deus que, no A. T., a partir do Êxodo, caminha para a terra prometida da salvação e da liberdade; a experiência de Cristo que sobe de Jerusalém ao Céu, abrindo a todos um caminho na direcção do Pai; a experiência da Igreja que segue o seu percurso na História rumo à pátria celeste; a experiência de toda a humanidade, que visa alcançar a Esperança.

Nesta caminhada procuremos confrontar os nossos passos com os dos peregrinos de todos os tempos, sobretudo com os passos de Jesus Cristo, o nosso Caminho para o Pai. Como diz o cântico: Somos um povo que caminha e, juntos caminhando, podemos alcançar outra cidade onde há justiça, sem penas nem tristezas, cidade onde há paz. Caminhamos para ti, ó cidade do Senhor, construindo neste mundo a verdade e o amor.

Nas peregrinações caminhamos para celebrar a nossa Fé por meio de conversão, desejando a intimidade com Deus e suplicando-lhe pelas nossas necessidades, com os salmos: A vossa Palavra Senhor é Luz para a minha vida…Mostra-me os vossos caminhos e protege os nossos passos… – Se alguém quiser vir comigo, tome a sua cruz e siga-me…  Quem Me seguir não andará nas trevas. Eu sou a Luz que em vós há-de brilhar…. – Senhor Jesus, só Tu és o Caminho para seguir, só Tu és a Verdade para dizer, Tu és a Vida para viver.

O Senhor é Farol que alumia os nossos caminhos. A Palavra de Deus e a Eucaristia acompanham-nos no nosso peregrinar.

Ide ao encontro de Nossa Senhora com alegria. A Paz esteja convosco !

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s