Início > Editorial > VEM AÍ O PAPA !

VEM AÍ O PAPA !

Bento XVI vem visitar os católicos de Portugal, de 11 a 14 de Maio. O 1º dia é para Lisboa.

Que virá dizer-nos ? Ele é o Pastor, em nome do Bom Pastor, Cristo Ressuscitado. Ele vem falar aos portugueses que se encontram actualmente numa situação de enormes desigualdades que, com a crise, tendem a acentuar-se. É que alimentámos grandes esperanças e agora encontramo-nos, muitas vezes, desencantados e desmoralizados. O Papa vem como Pastor e Mestre.

A sua presença é uma oportunidade para a reflexão. Tendo em conta a sua última encíclica “Caridade na Verdade” e, perante a realidade das desigualdades sócio-económicas, não deixará de nos propor um olhar atento para novas atitudes. Outra questão que, com certeza, enfrentará e que apela à conversão, é a cultura europeia da morte do homem pelo homem. É impressionante que em Portugal, todos os dias, pelo menos uma pessoa é morta por outra. Enfim, outros serão os campos da sua intervenção, tais como os cuidados da saúde, da educação e da cultura, da vida e dos vulneráveis,… dos valores estruturantes da sociedade. Recordar-nos-á, a nós católicos, que não podemos ser ‘velhos do Restelo’, frustrados, a apontar o dedo aos políticos, à justiça e a outros e ficar de fora. Todos nós somos responsáveis pelo bem comum, desempenhando cada um a sua vocação e missão, começando pela oração e depois pela moralidade pública de que fazemos parte. A conversão tem de começar por nós.

Vamos acolher Bento XVI e escutar a sua palavra, as suas mensagens de vida e de amor, os seus ensinamentos e a sua doutrina, os seus pedidos. Ele vai ter oportunidade de falar a muitos grupos, de fazer muitos discursos e homilias. Será sempre como Pastor sábio e humilde, a cativar-nos por dentro. Será sempre um Pai a dialogar com os seus filhos. Será profeta a iluminar as inteligências e os corações. Falará a Bispos e Padres, aos religiosos e consagrados. Falará ao mundo da cultura, aos jovens, aos homens da política e aos da acção social. Falará às multidões. Recordará a necessidade de conversão e de mudança, mensagem de Maria em Fátima.

Temos muito que aprender e que reflectir.

É uma oportunidade única que não devemos desperdiçar. É uma manifestação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que vem cuidar das suas ovelhas. Ele vem reanimar-nos a Esperança e a alegria; vem-nos consolidar as razões de viver e de amar. Saibamos acolhê-l’O.

Rezemos pelo Papa, Peregrino do Evangelho entre as nações.

P. Batalha

(Podeis visitar o sítio na net em http://www.bentoxviportugal.pt)

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s