Início > Editorial > ANDOR DA PALAVRA PEREGRINA

ANDOR DA PALAVRA PEREGRINA

Perguntaram com apreço elogioso por quem pintou o “Andor” da “PALAVRA PEREGRINA”. Quem viu através da Internet, já veio elogiar a iniciativa e sobre o Andor diz que o pedestal é digno de ser publicado numa revista. Parabéns à nossa Sílvia, Catequista, que com o seu engenho e arte apresentou-nos uma obra maravilhosa para louvarmos, exaltarmos, apreciarmos e saborearmos a Palavra de Deus que veio ao nosso Encontro. Como alguém também me disse: “O pedestal do andor com os Evangelistas é mesmo ideia de quem é pastor. A evangelização faz-se com o anúncio, a proclamação do Evangelho. Os Evangelistas a envolverem “A Palavra” é mesmo uma bela ideia”. Podemos explicar que a ideia surgiu da pintura da igreja de Ribamar, o Pantocrátor – a figura de Cristo Glorioso (pintada pelo P. João Marcos), nascida da visão do profeta Ezequiel: “O Senhor é rei, revestiu-se de majestade. Revestiu-se e cingiu-se de poder. Firmou o universo, que não vacilará. É firme o vosso trono desde sempre. Vós existis desde toda a eternidade” (Sl.92). Cristo Jesus é a Palavra viva de Deus. Tem na mão o Evangelho que nos propõe: “Amai-vos uns aos outros”.

Este é o objectivo de toda a Visitação da “PALAVRA PEREGRINA”: levar à rua, ao meio ambiente, o anúncio de que quem nasce em Belém é a Palavra de Deus: “O Verbo divino se fez homem e veio morar connosco”. Ele quer estar contigo, comigo, connosco, na nossa casa, na nossa família, nos nossos corações; pois Ele quer ser o Deus-Connosco, o Emanuel, a iluminar os nossos caminhos, a fortalecer as nossas vontades, a aquecer os nossos corações no desenvolvimento da harmonia e da paz. Daí a proposta da Igreja: leiam a Palavra de Deus (a Bíblia), rezem com ela, inspirem-se nela. “Palavra Peregrina” pelas nossas ruas, porque peregrina em nós. Sejamos nós o verdadeiro “Andor da Palavra”; pois Ela ensina-nos a usar com sabedoria os bens terrenos e a buscar os valores do Céu.

A Visitação d’A Palavra Peregrina entusiasmou uns. Apanhou de surpresa outros. Interrogou também outros. E ainda deixou outros desconfiados, a par de outros, muitos, indiferentes. Os dois grandes painéis ficam na retina dos nossos olhos a memorizar tão inédito acontecimento

Se a Palavra de Deus nos chama e nos envia para alimentar este dinamismo, propomos:

  • Promover a “CANTINHO” da Bíblia nas nossas casas como espaço orante;
  • Participar na Escola Paroquial que vai começar a 8 de Janeiro de 2010;
  • Promover a prática regular da Leitura Orante da Palavra com os responsáveis e agentes da pastoral;
  • Promover Grupos de Famílias para rezar com a Palavra de Deus.

A Visitação da Palavra Peregrina nas nossas terras e comunidades assinale um passo em frente no apreço e amor ao Verbo que se fez Homem e veio habitar connosco como Farol a   orientar a nossa vida.

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s