Início > Notícias > SÍMBOLOS DOS 4 EVANGELISTAS

SÍMBOLOS DOS 4 EVANGELISTAS

Pantocrator

A pintura da Capela-mor da Igreja paroquial de Ribamar e, agora, da capa do livro da “Visitação da Palavra Peregrina”, bem como  o andor da “Palavra Peregrina”, apresentam 4 símbolos que rodeiam a figura de Cristo glorioso, e no andor, estão nas suas 4 faces .

São os símbolos dos quatro evangelistas: o anjo (representa São Mateus); o leão (São Marcos); o boi (simboliza São Lucas); e, finalmente, a águia (símbolo de São João). Estes quatro símbolos foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (cf. Ezeq. 1, 10).

O profeta via a Glória de Deus sobre um carro (merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos, cujas verdades são acessíveis até mesmo às pessoas mais simples (ao nível da terra) e, a mesma verdade, girando a roda, alcança o alto dos céus, isto é, pode ser entendida em sentido muito elevado e espiritual, pelos mais excelsos teólogos. A verdade evangélica, assim, é acessível a todos. Alimenta os nobres e mata a sede aos pobres.

Os evangelistas: S. Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque o seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo, enquanto S. João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Cristo Jesus. S. Marcos é representado pelo leão, porque ele começa o seu Evangelho falando da pregação de São João Baptista no deserto da Judeia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais, enquanto S. Lucas tem em vista demonstrar o carácter sacerdotal de Cristo. Daí ter como símbolo o boi, animal sacrificado no Templo.

Advertisements
  1. Março 29, 2012 às 22:36

    Isto é muito bom, bem explicado e claro; é uma pena que muito poucos Católicos sabem disto, talvez por falta de formação ou falta um estudo mais profundo da Santa Palavra de Deus ou até mesmo interesse pela nossa religião Católica.

  2. Roberta
    Junho 29, 2012 às 15:00

    Acabei de partilhar no meu face…bom demais!!!

  3. Maria Tadeu de Oliveira Pereira
    Outubro 6, 2012 às 00:39

    Parabéns! Muitíssimo obrigada pelas explicações que me foram dadas sobre os símbolos dos Evangelistas, bem claras e profundas. Gostei imensamente. Deus lhe pague, pelos bons esclarecimentos.

  4. Maria Albertina Amaral
    Outubro 29, 2012 às 01:13

    Gostei da explicação, e, muito agradecida. Mas, acontece que na igreja onde costumo ir à missa tem os 4 evangelhitas no altar mor e um tem um báculo na mão, outro uma caveira, outro o menino jesus e um crucifixo, e o outro um livro. A minha leitura mto primária certamente é assim: um representa o poder outro a morte, o outro o nascimento do menino e a sua paixão, e por fim o que tem a biblia representa a palavra de Deus.
    Corrijam-me por favor, pois penso que não deve estar totalmente certo.

  5. Cláudia
    Maio 28, 2013 às 03:48

    Obrigado,mim ajudou muito.Estou fazendo um curso de Teologia.
    Jesus te abençoe.

  6. elizete
    Junho 30, 2015 às 22:11

    adorei,pois estou tentado conhecer melhor a minha religiao

  7. Novembro 24, 2015 às 19:03

    Hi my loved one! I wish to say that this article is awesome, nice written and include approximately all vital infos.
    I’d like to see more posts like this .

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s