Início > Um pouco de céu > «O ESPÍRITO É BÚSSOLA NO DESERTO»

«O ESPÍRITO É BÚSSOLA NO DESERTO»

CELEBRAÇÃO DO CRISMA
das Paróquias de Lourinhã, Ribamar e Santa Bárbara

No dia 22 de Novembro foi dia de festa para as paróquias de Lourinhã, Ribamar e Santa Bárbara. Noventa e dois cristãos, na sua maior parte adolescentes e jovens receberam o Sacramento do Crisma na Igreja de Santa Maria do Castelo na Lourinhã, numa cerimónia presidida pelo Bispo D. Anacleto de Oliveira, concelebrando com ele os párocos das paróquias envolvidas, o P. Ricardo Franco e o P. Joaquim Batalha. O Altar, a Igreja e até algum do exterior estavam repletos de leigos, na sua maior parte padrinhos e familiares dos crismandos, entusiasmados numa celebração cujos cânticos estiveram a cargo do grupo inter-paroquial EDEN (Equipa Deus Entre Nós), grupo este também responsável há vários anos pelos retiros de jovens em caminhada para o crisma.

A liturgia da Palavra e a Oração dos fiéis estiveram a cargo dos crismandos vincando assim uma participação mais activa nesta celebração.

Embebido de uma serenidade que lhe é característica, D. Anacleto de Oliveira abordou a comunidade presente começando por dizer que havia aprendido muito com estes jovens com os quais tinha estado reunido no dia anterior. A aprendizagem teria partido de uma pergunta que lhes fez: “O que mais apreciavam num padre?”. D. Anacleto afirmou ter-se comovido com as respostas obtidas: “Tudo”, “A educação”, “ A presença”, “ O saber dizer no momento certo”, “ O desprendimento das coisas do mundo”, entre outras. O Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa fez questão em enaltecer o quanto apreciou estar à conversa com estes jovens lembrando-lhes o que de comum existe neste Sacramento da Confirmação ou Crisma, e também da Ordenação. Tal como a imposição das mãos sobre o que é confirmado/crismado e o que é ordenado sacerdote, também uma missão é comum: levar a Palavra de Deus aos outros, espalhar a Boa Nova.

O momento que se seguiu foi de uma beleza e expressões extraordinárias. Ninguém ficou indiferente à forma carinhosa, mas também entusiasta da presença de D. Anacleto, naquele momento especial da recepção do Espírito Santo ao som das palavras que nunca nos cansamos de ouvir: “Recebe o Espírito Santo…A Paz esteja Contigo”, e também ao som de cânticos de profunda elevação sobre a acção deste Espírito em nós. Sem duvida para estes jovens um momento especial e também para toda a comunidade presente.

A celebração terminou em festa com palavras de agradecimento e também com salvas de palmas ao Senhor Bispo, às famílias, aos catequistas e ao grupo EDEN, que mais uma vez este ano coordenou o retiro em que estes jovens participaram, na Casa do Oeste em Ribamar. Também esta oportunidade de reflexão foi vivida intensamente por estes crismandos, hoje já crismados e dos quais esperamos, como dizia o cântico final da celebração deste domingo dia 22,: Tu tens que dar um pouco mais do que tens, e tens que deixar um pouco mais do que há…e deves dar tudo o que tens de melhor”.

Geni

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s