Início > Editorial > SANTA BÁRBARA COM JESUS CRISTO

SANTA BÁRBARA COM JESUS CRISTO

Vamos erguer de novo o testemunho de Santa Bárbara, em mais esta Novena que vai começar na próxima quarta feira, para celebrarmos a Festa da nossa Padroeira. O nosso Bispo, Patriarca de Lisboa, propôs a toda a Diocese “fomentar o encontro com Cristo – rosto da Palavra”. Ora o que aconteceu, com Bárbara, foi exactamente um verdadeiro encontro com Cristo, na Sua Palavra. Ela encantou-se com Jesus Cristo. Descobriu n’Ele o homem novo. Reconheceu que Jesus é que, com o exemplo da Sua humanidade, nos revela a plena verdade de Deus e a plena verdade do homem, de maneira que O reconheceu e se reconheceu como mulher renovada à imagem do Pai. Ela descobriu o mistério da Santíssima Trindade de que se tornou templo pelo Baptismo que recebeu.

Ela descobre que o seu caminho é o de Jesus.  Ela percebeu que pelo seu Baptismo foi sepultada com Ele na morte para como Ele ressurgir para caminhar numa vida nova. Inserida na vida de Cristo, incorporou-se, passou a fazer parte do Seu Corpo que é a Igreja. É nela que alimenta este seu encanto por Jesus. Por isso ela dá tanta importância à Santíssima Trindade nela: escutando a Palavra de Deus, o Evangelho, palavra que converte o seu coração de discípula a Cristo.

É que “a Fé vem da pregação e a pregação surge da Palavra de Cristo” (Rom. 10,17). Ela alimenta-se da Eucaristia. A Palavra de Deus levanta-se sobre nós como um imenso sol. A Eucaristia é um Banquete de festa, onde se reparte e se come a Palavra de Deus como um fantástico prato em que cada um tem a sua própria parte. Cada um leva consigo um segredo de Deus – uma Palavra – oculta no mais íntimo de si mesmo. Mas esta Palavra não nos pertence: é como um pedaço de pão que temos de partilhar com os nossos irmãos.

Santa Bárbara compreendeu bem as palavras de Jesus: “Quem perder a sua vida por causa do Evangelho vai salvá-la”. Perder a vida pelo “Evangelho” é dar a minha vida por Jesus e por um projecto que passa por Ele. Foi o que fez S. Bárbara. É verdade que na nossa mentalidade está marcado a fogo que não gostamos de “perder”. No entanto…, há perdas más e perdas boas, como há bons e maus lucros.

Também Jesus nos previne contra a vontade de ganhar a vida perdendo a alma. Que nada nem ninguém nos roube a alma e, se tivermos de ceder alguma coisa, façamos frente a esse “ladrão” que nos quer roubar Deus e o Seu Reino. Vale a pena “perder” tudo para sermos ganhos por Jesus… Essa “perda”  será o grande negócio da nossa vida. Jesus ensina-nos: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mat. 5, 3…). As bem-aventuranças são o verdadeiro “Código de vida cristã”. Sigamos com Santa Bárbara este Caminho de Jesus.

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s