Início > Editorial > JOÃO XXIII e MARIA, MÃE DE JESUS

JOÃO XXIII e MARIA, MÃE DE JESUS

Visita do Cardeal Roncalli ao Santuário de Fátima em 13 de Maio de 1956

Visita do Cardeal Roncalli ao Santuário de Fátima em 13 de Maio de 1956

Neste “Ano Sacerdotal” em que “O nosso ideal é Cristo, o Bom Pastor” é oportuno neste dia recordar a figura do pastor que foi o Papa João XXIII, desde sempre procurando agir como sacerdote animado por uma piedade sincera que se transformava todos os dias em prolongado tempo a orar e a meditar. Foi um bom pastor atento, empreendedor e corajoso, simples e cordial, que praticou cristãmente as obras da misericórdia, visitando presos e doentes, recebendo toda a gente.

João XXIII, foi o Papa que conquistou o mundo pela afabilidade dos seus modos, dos quais transparecia a singular bondade de ânimo.

Do Papa João permanece, na memória de todos, a imagem de um rosto sorridente e de dois braços abertos num abraço ao mundo inteiro. Quantas pessoas foram conquistadas pela simplicidade do seu ânimo, conjugada com uma ampla experiência de homens e de coisas! rajada de novidade dada por ele não se referia decerto à doutrina, mas ao modo de a expor; era novo o estilo de falar e de agir, era nova a carga de simpatia com que se dirigia às pessoas comuns e aos poderosos da terra. Foi com este espírito que proclamou o Concílio Vaticano II, com o qual iniciou uma nova página na história da Igreja:  os cristãos sentiram-se chamados a anunciar o Evangelho com renovada coragem e com uma atenção mais vigilante aos “sinais” dos tempos. O Concílio foi deveras uma intuição profética deste idoso Pontífice que inaugurou, no meio de não poucas dificuldades, uma nova era de esperança para os cristãos e para a humanidade. Nos últimos momentos da sua existência terrena, ele confiou à Igreja o seu testamento:  “O que tem mais valor na vida é Jesus Cristo bendito, a sua Santa Igreja, o seu Evangelho, a verdade e a bondade“.

Devoto de Nossa Senhora, veio a Fátima, como legado do Papa, ainda era Patriarca de Veneza, a 13 de Maio de 1956, dois anos antes de ser eleito papa e que declarou Nossa Senhora de Fátima padroeira da Diocese de Leiria (13 de Dezembro de 1962).

Também ele aprendeu na “Escola de Maria” a dar ouvidos à Palavra de Deus. Cedo percebeu quanta importância tem a Palavra da Sagrada Escritura. Vimos isto também no Tríduo de Pregação a preparar-nos para a Festa da Padroeira.

Pela Sua Palavra, Deus chamou Maria para fazer desta jovem a Mãe de Deus, gerando pelo Espírito Santo, Jesus, o Redentor da humanidade; e Deus chamou também João XXIII para fazer deste homem idoso a renovação da Igreja. Nesta Festa da Padroeira fitamos o nosso olhar em Maria descobrindo a mulher de Fé que deu primazia à Palavra de Deus, na Bíblia e na vida. Por isso ela foi Discípula e Mãe da Palavra de Deus.

Assim, ela percebeu que Deus precisa si, querendo a sua colaboração activa no Plano da Salvação. Coisa semelhante se passou com João XXIII, cujo nome de baptismo era Ângelo Roncalli.

Maria escuta com os dois ouvidos para perceber bem o que Deus quer dela e para melhor entender faz perguntas; porque nem tudo foi fácil; porque acreditou: “eis a serva do Senhor faça-se em mim segundo a vossa Palavra”, foi Mãe de Deus. “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Maria ouvia e guardava, meditando em seu coração. A Palavra de Deus entrando na vida de Maria (como em João XXIII) fez dela uma pessoa muito atenciosa e preocupada com os problemas dos outros.

Como Nossa Senhora e João XXIII demos ouvidos à Palavra de Deus que é Jesus Cristo: “Fazei o Ele vos disser!”

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s