Início > Liturgia > DEIXA JESUS ENSINAR-TE

DEIXA JESUS ENSINAR-TE

ovejas_sin_pastor03A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta do amor e da solicitude de Deus pelas “ovelhas sem pastor”. Esse amor e essa solicitude traduzem-se, naturalmente, na oferta de vida nova e plena que Deus faz a todos os homens.

Na primeira leitura, pela voz do profeta Jeremias, Jahwéh condena os pastores indignos que usam o “rebanho” para satisfazer os seus próprios projectos pessoais; e, paralelamente, Deus anuncia que vai, Ele próprio, tomar conta do seu “rebanho”, assegurando-lhe a fecundidade e a vida em abundância, a paz, a tranquilidade e a salvação.

O Evangelho recorda-nos que a proposta salvadora e libertadora de Deus para os homens, apresentada em Jesus, é agora continuada pelos discípulos. Os discípulos de Jesus são – como Jesus o foi – as testemunhas do amor, da bondade e da solicitude de Deus por esses homens e mulheres que caminham pelo mundo perdidos e sem rumo, “como ovelhas sem pastor”. A missão dos discípulos tem, no entanto, de ter sempre Jesus como referência… Com frequência, os discípulos enviados ao mundo em missão devem vir ao encontro de Jesus, dialogar com Ele, escutar as suas propostas, elaborar com Ele os projectos de missão, confrontar o anúncio que apresentam com a Palavra de Jesus.

Na segunda leitura, Paulo fala aos cristãos da cidade de Éfeso da solicitude de Deus pelo seu Povo. Essa solicitude manifestou-se na entrega de Cristo, que deu a todos os homens, sem excepção, a possibilidade de integrarem a família de Deus. Reunidos na família de Deus, os discípulos de Jesus são agora irmãos, unidos pelo amor. Tudo o que é barreira, divisão, inimizade, ficou definitivamente superado.

******************************************************************************

Com a PALAVRA consigo a VIDA:

******************************************************************************

Português:

Español:

Engish:

————————————————————————————————-

Nota: Informação recolhida em Evangelho Quotidiano, Dehonianos, Paulinas, Benedictines de Catalunya, h2onewspt, Living Space, Lugar Sagrado e Hermanoleón Clipart.

————————————————————————————————-

Anúncios
  1. Julho 17, 2009 às 00:28

    Um comentário recebido por mail:
    Pe. Joaquim Batalha
    Paz e bem!
    Peço sua santa bênção.
    Padre que site maravilhoso, sou catequista e acompanho diariamente a actualizações.
    Tudo é feito com muito amor e dedicação. A Catequese, a Liturgia, o ANO SACERDOTAL leio e releio. Neste ano sacerdotal peço ao Senhor da Messe que o abençoe sua família, sua paróquia e a iniciativa do site http://www.faroldeluz.wordpress...
    Sou apaixonada por conhecer as Igrejas de Portugal, seu povo, seus pastores…
    um dia se Deus permitir ai estarei eu com os meus…
    Aqui na minha Paróquia (Paróquia Nossa senhora aparecida -Vila Velha/ES – Brasil), as férias da catequese começa no mes de Dezembro até inicio do mes de Fevereiro, estou sentido falta das actividades da catequese dai que é um excelente subsidio para os meus encontros com as crianças.

    Que o Deus da vida os cumulem de bênçãos.
    Em Cristo Jesus.
    Ernestina Maria Bridi/Vila Velha/ES – Brasil
    OBS: caso alguma palavra não esteja de acordo com o português local
    desculpa-me.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s