Início > Notícias > PARTILHA ECUMÉNICA EM PORTIMÃO

PARTILHA ECUMÉNICA EM PORTIMÃO

Fotos Semana Paulina 09_Portimão_-12Nesta 4ª noite cultural, em Portimão, para conhecer um pouco mais o cidadão do mundo e nosso contemporâneo, Paulo de Tarso, realizou-se uma conferência, tendo por oradores principais: o Pastor Dimas Almeida, teólogo protestante, e o Dr. Juan Ambrósio, teólogo católico. Como moderador esteve o jornalista Manuel Vilas Boas. Abriu a Sessão o Dr. Alfredo, da Sociedade Bíblica, e encerrou o Pároco, Pe. José Pedro Martins.

Como nota introdutória foi apresentado, por 4 jovens, um jogral centrado no discurso de S. Paulo no areópago de Atenas.

O Dr. Ambrósio apresentou Paulo falando da sua origem e da sua formação em duas Escolas, daí ele ser um profundo conhecedor da Lei (Torà), de todo o Antigo Testamento. Falou de um acontecimento marcante no caminho de Damasco, em que ele se viu envolvido numa grande Luz do Ressuscitado: “Quem és tu Senhor?…Eu sou Jesus a quem tu persegues!”. Por isso ele, na sua carta aos Gálatas (1,15), confessa: “Quando aprouve a Deus – que me escolheu desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça – revelar o seu Filho em mim, para que O anuncie como Evangelho entre os gentios…”. Ele, ao 3º dia na comunidade de Ananias, é baptizado e vive a experiência do Encontro com o Ressuscitado.

Dimas Almeida sublinha que não é fácil falar deste Paulo de Tarso, apesar de se saber muitas coisas dele e que os seus escritos levantam muitas questões, entre as quais uma fundamental: a questão do homem – Quem és tu?…Quem sou eu ?  Referiu-se a Romanos 7, 1ss…15ss… Mas para esta questão fundamental há uma saída que é Jesus Cristo. Por isso Paulo conclui: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20). A grande questão Paulina é a grande questão de Deus. Em Jesus Cristo, a história de Deus torna-se história do homem. É a sua Incarnação. É também o milagre do seu Natal em nós.

No tempo de diálogo da Sessão houve oportunidade para pôr algumas perguntas e pedir alguns esclarecimentos.

É de salientar a partilha ecuménica que esta Semana Paulina proporciona, vivendo a experiência do diálogo ecuménico.

P. Batalha


Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s