Início > Editorial > A FONTE

A FONTE

sacred-heart-icon

Celebramos, hoje, nas nossas Paróquias, a Festa ao Coração de Jesus. A Celebração da Solenidade ao Sagrado Coração de Jesus é uma exortação a tomarmos todos consciência de que é do Coração de Jesus, o Filho de Deus, morto na cruz, que surge a Fonte da Vida que dá Esperança a cada homem. Do Coração de Cristo nasce a nova humanidade, redimida do pecado. Todos nós temos necessidade do Coração de Cristo para conhecer a Deus e nos conhecermos a nós próprios; temos necessidade d’Ele para construir a civilização do amor.

Por isso, devemos sempre recorrer a Quem é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se nos desviámos, devemos regressar ao Caminho; se deixámos as nossas mentes obscurecer-se , devemos procurar a Luz da Verdade; se a morte nos domina, devemos fazer com que a Vida triunfe.

Nós vimos de aprender de S. Paulo: “Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro.”. Assim sendo, podemos dizer que o Coração de Jesus também é meu. O lado aberto de Jesus dá-nos a conhecer o Seu Coração. Por isso, vamos ao encontro do Seu Coração. Um Coração profundo, escondido, um Coração que pensa em tudo, que ama; entremos por esta porta e deixemo-nos conduzir pelo Seu Coração. É o Coração que dá a Vida a todos os membros deste grande corpo que é a Igreja. Só Ele nos pode unir a todos e também só Ele nos une a Deus. Quando nos afastamos d’Ele, separamo-nos uns dos outros e perdemos, juntamente com a vida de que Ele é a nascente, o verdadeiro sentido da fraternidade humana.

Na Bíblia, o coração é o centro de onde partem todas as decisões, todas as orientações; é precisamente por isso que podemos dizer que o coração é a pessoa e a pessoa é como o seu coração. É evidente que o grande desafio de um cristão é ter um coração sintonizado com o Coração de Cristo, de modo que se possa ver que, no coração do cristão, vibra, palpita o Coração de Deus.  A Eucaristia é a Chave do Coração de Jesus, onde os corações dos crentes, reunidos fraternalmente na alegria, escutam a Palavra de Deus, aprendem a realizar com Cristo a oferta de si mesmos e de toda a sua vida; onde se alimentam, no convite pascal, do Corpo e do Sangue do Redentor;  e, partilhando plenamente o amor que pulsa no seu coração, se esforçam por ser sempre mais evangelizadores e testemunhas de solidariedade e de esperança. – Senhor Jesus, acreditamos e confiamos no Amor que o Pai nos tem; acolhemos o vosso convite: “Vinde a Mim todos vós e aprendei de Mim!…” O vosso Coração, humano e divino, revela o mistério da bondade doPai, convida à conversão e dá-nos a paz e a esperança. Do vosso Coração, trespassado na Cruz, nasceram a Igreja e os Sacramentos. Queremos beber com alegria desta Fonte da Salvação. Vemos em Vós o modelo do homem novo, recriado segundo Deus, em justiça e santidade, o homem de coração novo, a mais perfeita imagem de Deus invisível. No Mistério do Coração, contemplamos o Vosso segredo íntimo e não podemos ficar indiferentes, diante da vossa solicitude pelos famintos, doentes e pecadores. Por amor dos homens obedecestes ao Pai. Rezastes e morrestes pela união dos homens com o Pai e dos homens entre si. O vosso Caminho também o nosso caminho. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Ámen!

P. Batalha

——————————————————————————————-

Marcador da Palavra >> marcador_da_palavra_tc13

——————————————————————————————-


Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s