Início > Notícias > ANO PAULINO – testemunhos

ANO PAULINO – testemunhos

AVALIAR O ANO PAULINO

Pintura de Pe. João MarcosEstá a terminar o Ano Paulino.

S. Paulo foi e é um grande desafio à Igreja e a todos os homens e mulheres do nosso tempo. Com ele muita coisa se fez, mas neste momento devemos avaliar, perguntando:

  1. Que aprendemos neste Ano de S. Paulo?
  2. Que métodos de evangelização ele utilizou num mundo não cristão?
  3. Que modos, que linguagem, que métodos usar, perante os ídolos que, hoje, se adoram? (o dinheiro, a ganância de ter sempre mais a qualquer preço; a ambição do poder para favorecer interesses egoístas; o individualismo que nos fecha à cidadania; o prazer fácil industrializado que não obedece a regras; o sentimento de que sou livre para fazer o que me apetece; a impunidade na corrupção ou economia paralela; a irresponsabilidade; …)
  4. Houve alterações no nosso comportamento cristão?
  5. S. Paulo criou muitas Comunidades cristãs; e nós criámos pequenos grupos ou comunidades, onde a Fé se pode desenvolver em clima de amizade e confiança?
  6. Como impulsionar e testemunhar os valores do Reino, com a preocupação em celebrar em conjunto a mesma que salva, a mesma Esperança que nos dá força nos difíceis caminhos de crer e a mesma Caridade que é o sinal distintivo dos discípulos de Cristo, todos unidos pela Eucaristia, o centro e o motor de toda a acção eclesial?
  7. Temos aprendido a ler “os sinais do nosso tempo”, à luz do Evangelho, para responder às eternas questões que os homens e as mulheres sempre colocam, embora de maneira diferente, em cada época?

Estas e porventura mais outras questões devemos reflectir uns com os outros.

Recebemos um comentário sobre o Ano Paulino que agora termina. Achámo-lo bastante interessante e, ao mesmo tempo, interpelador. Por isso, aqui fica o desafio: enviem-nos comentários sobre o que este Ano Paulino representou para as vossas vidas (pessoais, familiares e comunitárias). E, se assim o entenderem, indiquem a vossa terra e país.

Aqui vão sendo colocadas as avaliações que cada um, cada grupo ou comunidade for fazendo e enviando. Obrigado. Paz e Bem para todos!

P6210009S. Paulo dizendo que nenhum membro do corpo pode dizer a outro que não precisa dele, quis advertir-nos de que a comunidade, à semelhança do corpo humano, é composta por muitos membros, cada um dos quais com a sua função. Cada membro deve ocupar o seu lugar e desempenhar bem a sua função em beneficio de todo o conjunto. Cada um desempenha o seu serviço para o bem dos irmãos. Quando prevalecem a competição e as invejas, todo o corpo da comunidade sofre com isso e pode acabar por morrer. Por isso o Espírito do Senhor está sobre nós para fazer de nós um povo unido na mesma Fé e no mesmo Amor. É a Palavra de Deus que ilumina e enriquece a pluralidade dos organismos e funções dentro da Igreja. Os nossos dons: bondade, palavra de sabedoria, conselho no discernimento, compreensão na tolerância, inteligência na criatividade.. estão ao serviço de toda a comunidade. Não haverá ainda pessoas que pensam que os seus dons e serviços lhes conferem o direito de se sentirem mais importantes do que os outros?  “Vós sois o Corpo de Cristo”.
Comunidade de Praia de Porto Dinheiro, Paróquia de Ribamar, Lourinhã (Portugal)
cristo_redentor___brasil_1«Estamos às vésperas do Encerramento do Ano Paulino!
A vida de São Paulo é uma constante oportunidade para uma conversão, e confesso que tenho a alegria de estar experimentando!
É preciso que fique bem gravado no coração de cada discipulado: «PERMANECE FIRME NAQUILO QUE APRENDESTE»
Sou feliz pela Igreja de Cristo da qual faço parte!
Quero nestes últimos dias dedicados ao Apóstolo São Paulo, ficar na escuta…
Minha grande motivação para esta vida terrena:
“Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”
Também aprendi: “Por tudo dai graças!”
Marilda da Silveira Dias (Brasil)

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s