Início > Editorial > FESTA A S. PAULO

FESTA A S. PAULO

Pintura de Pe. João Marcos

Pintura de Pe. João Marcos

Vem Senhor Jesus, porque sem Ti,… a Vida é coisa pouca!…Sem Ti a vida é coisa pouca!”.

Assim começava este meu dia, ao levantar-me muito cedo para fazer este FAROL. E no meu espírito continuava a minha oração, lembrando-me do cântico: “Senhor Tu tens palavras de Vida. Tu tens palavras de Amor. E diz-me onde irei sem Ti, se Tu tens palavras de Vida. Onde irei sem Ti?!”.. E sentei-me para vos escrever sobre a Festa que queremos fazer a São Paulo. É dele que recebemos tão belo testemunho: “Para mim viver é Cristo!” – Paulo, tu, que não te vias separado do Amor de Cristo, roga a Deus por nós! Tu ,que suportastes dificuldades e perigos, roga a Deus por nós!

Iluminados pelo testemunho do apóstolo Paulo, que viveu apaixonadamente o chamamento que Deus lhe fez, este ano também temos sido chamados, com ele, a um caminho de conversão e a uma resposta ao Amor de Deus.

Vejamos o que lhe aconteceu: “Ia a caminho, e já próximo de Damasco, quando, por volta do meio dia, uma intensa luz, vinda do Céu, me rodeou com a sua claridade. Caí por terra  e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, porque me persegues ?’ Respondi:’Quem és Tu, Senhor?’ Ele disse-me então: ‘Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues.’ Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem me falava. E prossegui: ‘Que hei-de fazer, Senhor?’ O Senhor respondeu-me: Ergue-te, vai a Damasco, e lá te dirão o que se determinou que fizesses” (Act 22, 6-10).

Isto faz-me recordar aquele cântico de Jeremias: “Tu, Senhor, Tu me seduziste e eu deixei! Tu forçaste-me e foste mais forte do que eu!… Tu me fascinaste, Jesus…Eu lutei contra Ti, mas foste Tu quem venceu!” (Jer 20, 7-9). Na vida também Deus nos chama e nos vai forçando a fazer opções. Essas escolhas, pequenas ou grandes, vão-nos configurando e deixando a sua marca na nossa personalidade, como em São Paulo.

Nós fomos convocados para viver o “Ano Paulino” para escutar S. Paulo e aprender dele, como nosso mestre, na Fé e na Verdade, na qual estão radicadas as razões da unidade entre os discípulos de Cristo.

Na Carta aos Gálatas, ele nos doou uma profissão de Fé, em que ele abre o seu coração aos leitores de todos os tempos e revela qual é a fonte mais íntima da sua vida: “Vivo na Fé do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim”.

Com ele aprendemos o que é a Igreja e a importância da Palavra de Deus e o que é a Eucaristia.

A Igreja é o Corpo de Cristo Ressuscitado. Por isso não é uma associação que quer promover uma causa. Ela é uma Pessoa que tem Cristo por cabeça. “Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?” – escreve S. Paulo aos Coríntios. E fala-nos do mistério Eucarístico, em que Cristo dá continuamente o seu Corpo e faz de nós seu Corpo: “O Pão que partimos não é ele comunhão com o Corpo de Cristo ? Como há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos de um só pão” (1 Cor 10, 16ss).

O Senhor convoca-nos de vários modos para celebrar a Eucaristia, para orarmos juntos e convoca-nos como “corpo”, na unidade e diversidade. A Ceia do Senhor é o mistério central da Fé. A unidade dos cristãos – diz Paulo – funda-se e alimenta-se do Corpo do Senhor: o Pão partido e partilhado, que cria a comunidade. A Eucaristia é o banquete, é a Festa de família em que se fortalecem os vínculos de pertença, do amor recíproco e do serviço fraterno. Muito aprendemos e temos a aprender com S. Paulo.

No Domingo que vem, às 16 h, vamos fazer-lhe uma Festa. Merece…

Então até Domingo !

P. Batalha

————————————————————————————————

Marcador para a Bíblia – 11ª Semana do Tempo Comum >>marcador_da_palavra_TC11 NOVO

  1. Marilda da Silveira Dias
    Junho 19, 2009 às 21:11

    Estamos às vésperas do Encerramento do Ano Paulino!
    A vida de São Paulo é uma constante oportunidade para uma conversão, e confesso que tenho a alegria de estar experimentando!
    É preciso que fique bem gravado no coração de cada discipulado:
    «PERMANECE FIRME NAQUILO QUE APRENDESTE»
    Sou feliz pela Igreja de Cristo da qual faço parte!
    Quero nestes últimos dias dedicados ao apóstolo São Paulo, ficar na escuta…
    Minha grande motivação para esta vida terrena:
    “Tudo concorre para o
    bem daqueles que amam
    a Deus”
    Também aprendi:
    “Por tudo dai graças!”

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

