Início > Editorial > NA FAMÍLIA APRENDE-SE

NA FAMÍLIA APRENDE-SE

Ontem, dia 15 de Maio, por iniciativa da ONU, celebrou-se o Dia internacional da Família. Por causa dela também a Igreja, nesta ocasião (e em muitas outras), tem iniciativas dedicadas à Família. Terminámos a “Semana da Vida” com o tema “Vida com valores, formação na Família”.

Várias Dioceses celebram o Dia da Família. Tudo isto acontece, por causa da crise da Família. Aliás a ONU, ao criar o “Dia da Família”, propôs aos chefes das nações que apoiem as famílias com políticas que promovam a coesão e o crescimento demográfico. Infelizmente, entre nós, assistimos a políticas que facilitam o divórcio e o aborto, desencorajam os casais que pretendem ter (mais) filhos, banalizam e confundem o conceito de família. Por outro lado a comunicação social ridiculariza a castidade, a fidelidade, o compromisso para toda a vida. Mas há honrosas excepções, porque eu esta manhã, enquanto preparei e tomei o pequeno almoço, vi, na RTP1, um programa, em mesa redonda com educadores (professores, pais…) que punha os pontos nos “is” sobre a educação que se está a fazer (ou distorcer!).

A referida “Semana da Vida” propôs a Vida com valores, formando-os na Família. Acolhei então essa proposta. É que humanizar pelos valores é fornecer as ferramentas básicas da liberdade mais profunda que leva a pessoa a agir bem, fazendo o bem que deve ser feito, agindo com amor e com interesse pelo bem comum. Sem valores, a vida perde o horizonte e as referências, e a pessoa fica à mercê do apetecível e de instintos, por vezes, perversos.

A Família é a Escola onde se aprende o valor da “dignidade”. “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós?!” (1Cor.6,19). Toda a pessoa é digna de respeito. A fé cristã ensina que todo o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. Reconhecer a dignidade dos outros faz-nos crescer na própria dignidade e torna-nos mais humanos. “Vede com que amor o Pai nos amou, ao querer que fôssemos chamados filhos de Deus” (1Jo. 3,1). A família é Escola onde se aprende o valor do “bem”. “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Rom. 2,21). Aí se aprende o valor da “honestidade” “Que o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem” (Rm 12, 9). É escola onde se aprende o valor da “responsabilidade” “Ninguém procure o seu próprio interesse, mas o dos outros” (1 Cor 10,24). Aí se aprende o valor da “verdade.” “Tudo é permitido, mas nem tudo convém” (1 Cor 10,23). Muitos afirmam que não há verdades absolutas mas tantas quantas as formas de pensar. Esta posição conduz a uma vida amoral, sem regras, que abre espaço à anarquia e à prepotência dos poderosos sobre os fracos e desvaloriza o respeito mútuo. Na família, aprende-se o valor da “justiça” “Dai a cada um o que lhe é devido…” (Rm 13,7). Nela se aprende o valor da “paciência” “A tribulação produz a paciência, a paciência a firmeza e a firmeza a esperança” (Rm 5,3-4). Nela se aprende o valor da “bondade” “Aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros” (Rm 12,13). A bondade, que conduz o ser humano na construção da felicidade sua e dos outros, aprende-se sobretudo com os bons exemplos.

P. Batalha

—————————————————————————————–

Com a Bíblia Peregrina, a Palavra de casa em casa (de 17 a 23 de Maio)>> Semana 6-Pascoa-Bíblia-Peregrina

—————————————————————————————–

Anúncios
  1. Junho 12, 2009 às 13:41

    Somos um ONG de Curitiba que trabalho com atendimento integrado de crianças e adolescentes abrigados, com transtornos psíquicos. Estamos organizando uma jornada para outubro e gostariamos de verificar a possibilidade de usar esta imagem da familia deste site. Há direitos autorais? Att.Michelle

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s