Início > Editorial > “QUERO TER UM CORAÇÃO BONITO”

“QUERO TER UM CORAÇÃO BONITO”

Recado4 Hoje saudamos Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, Senhora da Paz. Seguindo-a seremos também construtores da harmonia, da alegria e da paz. Vamos com Ela.

Hoje, também lhe queremos dizer que a iremos visitar no dia 10 de Junho. As crianças das nossas Catequeses vão a Fátima, à Peregrinação das crianças. Vamos celebrar a Festa dos Cem anos do nascimento do Pastorinho Francisco. É a celebração de encerramento. Queremos apresentá-lo a todas as crianças como modelo de “Coração bonito”, um menino que, para além da graça que lhe foi concedida de “ver a Deus”, soube viver a sua vida na simplicidade de coração. Igual a qualquer criança, mas iluminada pela candura de um olhar puro sobre as pessoas e as coisas.

O tema deste ano é a pureza de coração, inspirado no 9º Mandamento e no Evangelho de S.Mateus: “Os puros de coração verão a Deus” (Mt. 5). Por isso o hino da Peregrinação é: “Um coração bonito para Deus é tudo o que eu gostava de cantar; Mas para ter um coração assim, Jesus que vive’em mim,  só Ele mo pode dar”. E o refrão do cântico é uma vontade e um compromisso:  Quero ter um coração bonito para Deus, bonito para dar. Quero ter um coração bonito para Deus, bonito para amar.

E a canção continua a ensinar-nos os valores cristãos:  “Um coração bonito é olhar, ver em todas as coisas a bondade:  palavras, pensamentos e acções, sem falsas intenções, isentos de maldade. Um coração bem puro, transparente, cheio de luz e sol a iluminar  toda a gente que vejo em meu redor,  que eu olho com amor e quero ajudar”.

É realmente na pureza do coração que nascem as boas obras. E como nos diz o Evangelho de hoje, se permanecermos unidos à videira que é Jesus, recebemos d’Ele a seiva , o seu Espírito que nos vivifica e faz produzir os bons frutos: amizade, bondade, perdão, alegria, paz, ajuda, partilha, oração… Ele nos faz ter um coração puro. Será fruto desta nossa vontade: : “Quero ter um coração bonito”.

O Pastorinho Francisco é um modelo de vida para vivermos como ele unidos a Jesus. Deste modo, esta Peregrinação será também uma grande festa de aniversário, para a qual o pastorinho Francisco convida todos os seus amigos e amigas a estarem presentes!

Ora, quando vamos a uma festa de aniversário é habitual levarmos um presente. Propomos que as crianças vão conhecendo melhor o Francisco, descubram também que tipo de presente gostariam de lhe oferecer. Sabendo que o Francisco gostava de brincar, jogar, tocar, sugerimos que as crianças tragam um brinquedo, um jogo, instrumento musical ou até uma peça de roupa, feitos por elas, e que sejam do tempo do Francisco ou típicos da região de cada um. Pedimos  aos pais, avós ou outras pessoas mais idosas que as ajudem… Confiamos na vossa imaginação e na das crianças.

Vamos todos cantando e fazendo por isto: “Quero ter um coração bonito”.

P. Batalha

4.º Recado de Nossa Senhora>> Postal_4_Recado

Com a Bíblia Peregrina, a Palavra de casa em casa (de 10 a 16 de Maio)>> Semana 5-Pascoa Bíblia Peregrina

—————————————————————————————–

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s