Início > Editorial > PEREGRINOS DA PAZ

PEREGRINOS DA PAZ

Nossa Senhora da Paz

Nossa Senhora da Paz

Vamos à Senhora da Paz.

Faz 3 anos que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora calcorreou os caminhos, as ruas, as estradas e sobretudo os nossos corações destas povoações de Ribamar e Santa Bárbara. Quantos sentimentos de Fé e quantas orações sinceras brotaram do nosso coração. Ouvimos a Palavra de Deus com os seus apelos e a carinhosa proposta de Nossa Senhora “Fazei o que o meu Filho vos disser!”. Com tanta alegria e entusiasmo e tantas vezes lhe dissemos e cantámos “Ave Maria!”. Podemos até interpretar os sentimentos do seu Coração, como que a dizer: Esta minha Imagem vai regressar a Fátima, mas eu fico no meio de vós, com a minha Imagem de Senhora da Paz que vós quisestes erguer para ser um sinal visível da minha presença no vosso coração. Estou feliz convosco, porque até vos comprometestes ano após ano, ali vos juntardes em Comunhão comigo a rezar pela Paz. O meu Filho vos dê a Sua Bênção !

Senhora da Paz, rogai por nós ! A nossa oração e as nossas atitudes têm construído mais alguma Comunhão e unidade nas nossas Paróquias. Dão sinais disso, entre outros: a Escola Paroquial que se realiza em regime de alternância com uma boa participação de 70 pessoas. Outro sinal manifesta-se na Celebração unitária das Festas da Páscoa e do Natal, na igreja paroquial de Santa Bárbara, que exprimem vivamente a alegria e a comunhão. E para isso tem contribuído também outro sinal de unidade que tem sido a Catequese ligada à Missa. Estes são alguns frutos visíveis da Visitação de Nossa Senhora.

Pois, Ela recomendou-nos que construamos a Paz uns com os outros, que rezemos e trabalhemos pela Paz e que não esqueçamos o seu Recado. É dando as mãos uns outros que vamos construindo a Paz. Por isso, segundo o espírito de Nossa Senhora, especialmente neste mês de Maio que lhe é consagrado, procura a paz no teu coração, porque a paz começa no coração de cada um. Se puderes reza todos os dias a oração da Paz, de S. Francisco. “Senhor fazei de mim um instrumento da vossa Paz….”. Assume a responsabilidade pelas vezes que magoaste os outros; e pede-lhes perdão quando puderes. Dar pontapés ao gato, bater com a porta, andar mal humorado/a não são atitudes pacíficas. Tem cuidado, tem mão nos teus sentimentos. A paz é capaz de ver semelhanças entre as pessoas, sem realçar as diferenças que só levantam barreiras. Procura descobrir alguma diferença – um valor, uma atitude, uma opção de vida – nos outros; mas não faças juízos sobre essa diferença, procura antes entendê-la. Não te esqueças: tu podes tornar-te uma ponte em vez de um muro. Sê simpático/a no falar. Usa uma linguagem de paz e de serenidade, em vez de palavras de condenação e maldição, de desgraça e queixume. Sê paciente. Escolhe palavras de apreço e acolhimento. Se ainda não tens o “Cantinho da Bíblia”, procura criá-lo como um santuário doméstico, um local de refúgio, onde tu rezas, lês a Palavra de Deus, murmurando palavras de paz no teu coração, como estas de S. Paulo: “Como baptizados revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente…Acima de tudo isto, revesti-vos do amor que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados; e sede agradecidos. A Palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria”(Col.3,12-16) Esta é a proposta de Jesus “Bem-aventurados os construtores da Paz

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s