Início > Editorial > SERVIR O ALTAR – Ser Acólito

SERVIR O ALTAR – Ser Acólito

380A Diocese realiza o seu Encontro de Ministros do Altar (=EMA), neste dia de S. Marcos, aqui entre nós. Escolheu o Santuário de Santa Bárbara. A todos os Acólitos, aos sacerdotes, seminaristas e ao Sr. Bispo, queremos saudar como Peregrinos, com esta palavra: Sede Bem-vindos a este Santuário ! Santa Bárbara vos alcance de Jesus também, como ela, um grande amor à Santíssima Trindade e à Eucaristia.

Os nossos Acólitos durante os 2 meses anteriores foram-se preparando espiritualmente para o Encontro do EMA pondo os olhos no Lema “Quem és Tu Senhor?”, convidados quase todas as semanas com uma pequena Carta do pároco, procurando prestar mais atenção à vocação a que são chamados: Ser ministro do Altar. Sabes o que quer dizer “ministro“? Quer dizer “servidor“.  Ser Acólito é servir Jesus no Altar, no meio da sua comunidade de discípulos de Cristo.  Ser Acólito é alguém que tem uma relação especial, mais próxima com o Senhor e que se sabe amado por Ele. Porém, na Liturgia não são apenas os Acólitos que desempenha uma função especial. Assim nos diz o Concílio Vaticano II: “Os que servem ao altar, os leitores, animadores e elementos do grupo coral desempenham também um autêntico serviço/ ministério litúrgico. Exerçam, pois, a sua função com piedade autêntica e do modo que convém a tão grande ministério que  lhes exige o Povo de Deus. É, pois, necessário imbuí-los de espírito litúrgico, cada um a seu modo, e formá-los para executarem perfeita e ordenadamente a parte que lhes compete.”(S.C. 29)

O Acólito, por isso, é alguém que se sente amado por Jesus e que, reciprocamente, quer amá-l’O com todo o coração, com toda alma e com todas as forças; por conseguinte, o servidor do altar deve dialogar com Ele na oração de cada dia. Quanto à sua tarefa, é fácil, porque o sacerdote é o seu ponto de referência que lhe ensina tudo o que deve saber, o que tem de fazer e os livros a utilizar.

Ser Acólito é um Serviço muito nobre, porque é servir Jesus no seu Altar e na sua Igreja. É Servir e ajudar toda a comunidade cristã. Não é um serviço como outro qualquer, porque desempenham-se funções, mais próximas de Jesus, juntos da Palavra e da Eucaristia que Ele nos deixou. Daí que é natural que o Acólito se prepare bem e o faça o melhor que seja capaz, dando bom exemplo diante de todos.

Quero, aqui, agradecer à nossa Associação de Acólitos de Santa Bárbara a coragem de ter assumido a responsabilidade de acolher este EMA –  o XXIX Encontro dos Ministros do Altar da nossa Diocese, neste Ano Paulino, escolhendo para seu lema a pergunta da Conversão de São Paulo no Caminho de Damasco: “Quem és Tu Senhor?”. Saí deste EMA robustecidos com a força de Cristo Ressuscitado. Também como  São Paulo vos proponho: “Permanecei firmes no Senhor…Alegrai-vos sempre n’Ele !” (Fil.4, 1-4)

P. Batalha

Anúncios
  1. Wemerson
    Julho 7, 2011 às 02:29

    Parabéns a está comunidade dos acólito em barra de guabiraba temos uma comunidade eu sou acólito tenho muito amor a minha igreja

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s