Início > Não classificado > CEIA – CRUZ – ALELUIA

CEIA – CRUZ – ALELUIA

passioneO Tríduo Pascal é a maior celebração das comunidades cristãs. A Páscoa é o centro do ano litúrgico, fonte que alimenta a nossa vida de fé. Celebrar o Tríduo Pascal da paixão e ressurreição do Senhor é celebrar a obra da redenção humana porque Cristo, morrendo, destruiu a nossa morte e ressuscitando, renovou a vida.

Quinta-feira Santa –  A CEIA

0e300Com a celebração da Ceia do Senhor, começa o tríduo pascal. São três dias que o Santo Padre apelidou de “centrais da liturgia”, porque “propõem o mistério da paixão morte e ressurreição do senhor”. Durante a ùltima Ceia, Jesus ofereceu o dom da eucaristia e o gesto do lava-pés surge como a chave para compreeender que a vida do discípulo é vida de serviço.
No entanto, antes que cada sacerdote celebre com a sua comunidade a última ceia e o lava-pés, é chamado à Sé, para que renove a comunhão com o seu bispo, na Missa Crismal. É lá que recebem os óleos, que serviram para ministrarem os sacramentos, durante o novo ano litúrgico.
Esta celebração é por excelência o encontro do Pastor diocesano com os seus discípulos.

Português

Español

English

Sexta-feira Santa –  A CRUZ

0dA Sexta-feira Santa é o dia da morte do Senhor na Cruz. Com os altares desnudados, a Celebração da Paixão desenrola-se em 3 partes: A proclamação da palavra, apresentação e adoração da Cruz e a distribuição da comunhão. A celebração incorpora-nos à redenção de Cristo e a seu mistério de salvação universal: pela morte à vida.

Português

Español

English

—————————————————————-

Vigília Pascal – ALELUIA

0gPara o cristão, esta é “a celebração das celebrações”, e a que Santo Agostinho denominava “Mãe de todas as vigílias”.

Português

Español

English

É o Senhor quem nos convida a celebrar a sua Páscoa!
Assim ouviremos com alegria: “Cristo ressuscitou, verdadeiramente, dos mortos”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida, e o Autor da vida levanta-Se triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate histórico de Jesus com os fariseus e todas aquelas pessoas que não acolheram o Reino de Deus. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição! Nada, pois, mais necessário do que viver em intensidade estes dias sagrados e abrir os corações às inspirações divinas. Então a Páscoa será abençoada e sinal de novas conquistas e de vida plena para todos.

Participemos nestes importantes dias em que celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

BOA E SANTA PÁSCOA PARA TODOS!

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s