Início > Editorial > A IGREJA NO DESERTO – Com a Bíblia de casa em casa

A IGREJA NO DESERTO – Com a Bíblia de casa em casa

bibliaQuanta alegria, irmãos! Alegria em nos encontrarmos reunidos, juntos, para celebrar a Eucaristia neste início da Quaresma; alegria em proclamar e escutar a Palavra de Deus, cantar salmos, hinos e cânticos inspirados; alegria em celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo; alegria na Esperança da vida futura. A Páscoa que nós celebramos torna presente o passado, celebra, realiza e projecta-nos para o futuro da Ressurreição.

Tudo isto acontece no peregrinar da Igreja que, agora, é chamada a estes dias de deserto, onde Deus nos fala ao coração.

Jesus utilizou vária simbologia para transmitir a sua Mensagem. Nós também vamos aproveitá-la para isso com a simbologia da Barca, do Remo, da Água, da Luz (Círio)…

A Igreja/Comunidade de baptizados que somos é uma Barca que nos leva nesta caminhada Quaresmal – nós não fazemos o caminho da vida sozinhos…fazemo-lo uns com os outros. A barca também nos faz lembrar S.Paulo nas suas viagens como Apóstolo do Evangelho, congregando e fortalecendo na Fé as Comunidades cristãs. O Remo com a frase “Livres para quê?” simboliza que é a força da Palavra de Deus que nos ajuda a progredir na caminhada. A Água, com um Círio aceso faz-nos lembrar o nosso Baptismo que possibilitou esta caminhada que agora fazemos, água que lava o nosso coração (Salmo 51/50, 4,9,12,14), possibilitando a mudança de vida. E Cristo é a Luz, farol para os nossos passos a mostrar-nos os caminhos (Salmo 119,105) da misericórdia: “Aquilo que fizerdes ao mais pequenino dos meus irmãos é a Mim que o fazeis”. Daí resultam as propostas evangélicas que recebemos da Igreja para vivermos de um modo especial esta quaresma: a caridade, a oração e o jejum. O Papa Bento XVI revela-nos a concretização do jejum, dizendo-nos que “o jejum nos ajuda a tomar consciência da situação em que vivem tantos irmãos nossos. Jejuar voluntariamente ajuda-nos a cultivar o estilo do Bom Samaritano, que se inclina e socorre o irmão que sofre. Escolhendo livremente privar-nos de alguma coisa para ajudar os outros, mostramos concretamente que o próximo em dificuldade não nos é indiferente”. Por isso, o Sr Patriarca propõe-nos que o destino da nossa Renúncia quaresmal seja para ajudar as crianças em risco, “de modo particular através da Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal que a diocese assumiu”. Isto quer dizer que Jesus nos convida a enfrentar os prolemas, esforçando-nos pessoal e colectivamente no sentido de vencer a crise, contribuindo para a edificação de um mundo mais justo e mais solidário. A conversão a que o tempo quaresmal nos convida não se limita à dimensão individual, mas abrangerá também a nossa relação e solidariedade com os outros, envolvidos pelo amor de Deus, que se estende sobre todos e cada um. É que a crise que está aí não é apenas financeira-económica. É mais profunda, porque é civilizacional. Numa sociedade marcadamente individualista e egoísta nas suas relações, é urgente desenvolver um verdadeiro amor fraterno que faça da solidariedade um estilo de vida.

Para cultivarmos este espírito de Jesus nosso coração e nas famílias, vou enviar de casa em casa “A BÍBLIA PEREGRINA”, porque a Palavra de Deus é quem nos ilumina, nos converte, nos une e nos fortalece. A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito, irmãos!

P. Batalha

———————————————————————————————

Informações sobre o 7º Encontro da Escola Paroquial realizado no dia 27/2/2009 –«Paulo e a espiritualidade do cristão», com a Ir. Luísa MariaAlmendra, rscm:


Anúncios
  1. Samuel
    Agosto 23, 2009 às 04:59

    Adorei esse site vou indicar para meus amigos, o conteúdo é parecido com o do http://www.contradicoesbiblicas.com.br

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s